No próximo dia 15 de junho, às 13 horas, ocorrerá um dia de campo durante a Festa da Colheita da Uva, no distrito de São Rafael. O evento será realizado no parreiral do produtor Giovani Rigoni, na Comunidade São Judas, onde a festa acontecerá nos dias 15 e 16 de junho.
A programação do dia de campo inclui palestras que abordam desde o cultivo até a comercialização da uva. A primeira palestra, sobre “Produção e comercialização de vinhos”, será ministrada por Zosimo Olívio Carlini, da Vinícola Ziviani, localizada em Santa Teresa.
José Roberto Macedo, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), falará sobre “Tendências no mercado de frutas e a qualidade exigida”.
O tema “Identificação e manejo das principais doenças e pragas da videira” será conduzido pelo engenheiro agrônomo/fitopatologista da Fitoclin, Joseli da Silva Tatagiba.
O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, destacou a importância econômica do cultivo da uva para muitos municípios, especialmente em regiões com clima propício.
Segundo Fardin, “o plantio de uvas tem uma significativa importância para a economia de propriedades diversificadas, principalmente em regiões onde a uva é uma das principais culturas agrícolas. O rendimento e a lucratividade, por hectare, são esplêndidos, sendo a uva uma cultura que exige investimentos significativos, mas pode ser muito lucrativa se bem gerenciada, motivo pelo qual estamos levando conhecimento aos produtores rurais, por meio deste dia de campo, especialmente na região de São Rafael.”
Programação:
– 13h: Abertura
– 13h20: Produção e comercialização de vinhos, por Zosimo Olívio Carlini, da Vinícola Ziviani
– 13h50: Tendências no mercado de frutas e a qualidade exigida, por José Roberto Macedo Fontes, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex)
– 14h20: Identificação e manejo das principais doenças e pragas da videira, por Joseli da Silva Tatagiba, engenheiro agrônomo e fitopatologista da Fitoclin