geral

ES investirá R$ 3,4 bilhões em Desenvolvimento Sustentável

10 dez 2012 - 10:33

Redação Em Dia ES

Share

A solenização dos empréstimos aconteceu no Palácio Anchieta, a sede do Governo capixaba, com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira – que coordena o Proedes –, do presidente do BNDES Luciano Coutinho, do superintendente nacional da Caixa José Umberto Pereira, da vice-presidente da Câmara Federal Rose de Freitas, dos deputados federais Lelo Coimbra, Paulo Foleto e Carlos Manato, além do presidente do Tribunal de Justiça Pedro Valls Feu Rosa, do procurador-geral de Justiça do Espírito Santo Eder Pontes, do diretor de Infraestrutura do BNDES Guilherme Lacerda, secretários de Estado, deputados estaduais, empresários, trabalhadores, organizações não governamentais, dentre outros.

Para o governador, os recursos garantem a manutenção do ritmo de investimento dos últimos dois anos e a continuidade do crescimento da economia capixaba. “Estamos enfrentando duros debates nacionais que nos afetaram diretamente desde o primeiro dia de Governo. A mudança na arrecadação do ICMS importação enfraqueceu o nosso Fundap, o mecanismo de incentivo ao comercio exterior, e ainda tínhamos pela frente a crise internacional e as possíveis mudanças na distribuição dos royalties de petróleo. Mas não nos detivemos e buscamos novas fontes de recursos para continuarmos a crescer com inclusão. Colocamos em prática o Proedes, e temos uma base para o nosso desenvolvimento nos próximos anos, com investimentos de pelo menos R$ 1,5 bilhão”, enfatizou Casagrande.

Segundo o governador, ainda, os financiamentos assinados com os órgãos nacionais e os investimentos com recursos próprios reservados para os próximos anos fortalecerão o Espírito Santo, deixando o Estado menos dependente de incentivos. “Vivemos no Sudeste, rodeados de estados com maior representatividade no Congresso Nacional e com populações ainda maiores que a nossa, sujeitos a governos centrais que pecaram na política de desenvolvimento regional e, por isso, buscamos alternativas para continuarmos a crescer com a inclusão dos capixabas. Temos outros convênios, tanto com entidades mundiais, como com o próprio BNDES, que garantiu recursos para aplicarmos no nosso projeto de BRT, os corredores exclusivos para o transporte público”, afirmou.

Casagrande também destacou o trabalho conjunto desenvolvido no Espírito Santo para ampliar o poder de negociação junto aos órgãos e ao próprio Governo Federal. “Nos fortalecemos em capacidade de negociação, com unidade de Poderes e de representantes da população e, por isso, quero fazer um agradecimento especial às bancadas federal e estadual, empresários, lideranças, prefeitos, vereadores, entidades da sociedade, trabalhadores, a todos que nos ajudaram a vencer todos esses desafios. A arte de governar é partilhar as batalhas e as conquistas com todos e a nossa unidade precisa ser preservada, pois ela é a ponte para fazermos sempre mais para quem mais precisa no Espírito Santo”, disse.

A vice-presidente da Câmara Federal Rose de Freitas acredita que a parceria é inovadora e que as negociações com o Governo Federal não podem parar. “O governador Casagrande busca caminhos para sair das adversidades e vamos manter o nosso trabalho em Brasília para evitar as perdas do Espírito Santo”, comentou.

A apresentação do Proedes e dos investimentos a serem realizados foi feita pelo secretário de Estado de Projetos Especiais e Ações Metropolitanas José Eduardo Azevedo, que salientou que o Programa está alinhado aos eixos estratégicos de atuação do Governo e que possui oito Leis e seis Decretos para dinamizar as áreas de atuação e a capacidade de abrangência das suas atividades.

 “Atenderemos também à determinação do governador de alinhar os nossos investimentos aos do Governo Federal, para dotarmos o Estado de infraestrutura para crescer”, afirma Eduardo. Durante o evento também foi assinado o decreto que cria o Núcleo Especial de Gestão de Projeto (Segep) aprovados pelo BNDES no Estado.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 10/12/2012 10:33

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.