Vinte e sete adolescentes internos da unidade tiveram a chance de se cadastrar no Sine, tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) participar de um levantamento sobre o interesse por cursos de qualificação, que são ofertados pelo Sine. A gerente de Inclusão Social do Iases, Maria das Graças Ferreira disse que a ação é importante dentro da unidade porque os internos se sentem produtivos, entendem que são cidadãos, que podem ter a chance de ter um emprego de forma legal e no futuro, a carteira assinada.
“A parceria com a SECTTI representa para nós um grande passo para inserir o socioeducando no mercado de trabalho. Pretendemos estender esta ação para outras unidades do Iases, como a unidade de internação socioeducativa (Unis). Queremos oferecer também para as famílias um dia de Sine dentro das unidades no domingo durante as visitas. O objetivo é fazer que com que não só o adolescente, mas também os integrantes da família tenham acesso à vaga de emprego”, disse Maria das Graças.
Sine
A agência do Sine-ES é um espaço destinado a empregadores e trabalhadores e tem como objetivo (re)inserir o trabalhador no mercado de trabalho, contribuindo para a otimização do tempo necessário para a contratação e para a ocupação das vagas de emprego disponibilizadas, contribuindo assim com o processo de desenvolvimento econômico e social do Estado.
As vagas de emprego ofertadas pelo Sine são oferecidas ao cidadão através do novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Mais Emprego que consiste na proposta de integrar as políticas de emprego, trabalho e renda do ministério com a sociedade, gerando uma base de dados única, a fim de facilitar o acesso tanto do trabalhador quanto do empregador às oportunidades disponíveis no mercado.
Entre as ações desenvolvidas pelo Sine estão a intermediação de mão de obra através da inscrição do trabalhador no Sistema de Gestão das Ações de Empregos (SIGAE), captação de vagas no mercado de trabalho e encaminhamento dos trabalhadores às vagas disponibilizadas nas Agências;
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação para o Seguro-Desemprego; encaminhamento para Qualificação Social e Profissional; orientação para o mercado de trabalho; orientação para o acesso ao Microcrédito; orientação para a obtenção da Carteira de Identidade do Artesão; divulgação dos produtos do artesanato capixaba; disponibilização de espaço físico às empresas para seleção dos trabalhadores; ocupação da Secretaria Executiva da Comissão Municipal do Trabalho.
Redação Portal Ouro Negro