Nesta sexta-feira (29), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Linhares, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou a Operação “Abutres”.
A investigação, que está em curso sob sigilo, concentra-se na apuração de possíveis fraudes relacionadas a requerimentos de indenizações apresentados à Fundação Renova, com especial atenção para aqueles enquadrados no Sistema Indenizatório Simplificado (NOVEL).
A operação está em execução por meio do cumprimento de seis mandados de busca e apreensão no município de Linhares, no Espírito Santo. Importante ressaltar que, nesta fase da operação, não foram expedidos mandados de prisão. O objetivo principal é apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos que possam fornecer informações úteis às investigações.
A equipe encarregada dos trabalhos é composta por promotores de Justiça e servidores do Gaeco Norte, contando com a colaboração e o apoio de 14 policiais do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.