No dia 15 de setembro, a partir das 8 horas, saindo de frente ao CEEFMTI Bartouvino Costa, no Centro da cidade, os participantes chamarão a atenção sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia Nacional dos Cegos, o Dia Nacional do Surdo e o Dia Mundial da Surdez, lembrado no mês do “Setembro Verde”.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Linhares, por meio do setor de Educação Especial, e a equipe sugere que todos usem camisa branca na caminhada.
A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, destacou que para voltar o olhar para essas datas significativas, o município de Linhares promove, há uma década, a caminhada no centro da cidade, para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão.
“Sob o tema da caminhada destacamos os direitos humanos, enfatizando que todos nós nascemos livres e iguais em dignidade e direitos, sem distinção. A acessibilidade que vai além das questões físicas e representa a esperança e igualdade de acesso a diversos aspectos da vida, como educação, tecnologia assistiva, informação, serviços de saúde, comunicação, transporte, ambientes culturais e sociais, bem como a acessibilidade física em todos os lugares. A inclusão, fundamental para abraçar a diversidade e garantir que todos sejam aceitos, independentemente de suas particularidades”, disse a secretária de Educação.
O evento conta com a parceria do Ifes Campus Linhares, da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), do Conselho da Pessoa com Deficiência, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Sociedade Pestalozzi de Linhares e do Governo do Estado do Espírito Santo.