Produtores rurais que utilizam água do Córrego Cupido, que abastece as localidades de Joaerana A e Joerana B, em Sooretama, terão de obedecer as regras de consumo a partir do início de dezembro deste ano. As normas preveem cota mensal e horário estipulado para uso da água para irrigação.
O regulamento será estabelecido por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos ministérios públicos, para o ajuste de condutas contrárias à lei.
O documento será apresentado nos dias 4 e 5 de dezembro durante reunião que irá envolver Prefeitura de Sooretama, Secretaria municipal de meio Ambiente, Ministério Público, Sindicato dos Produtores Rurais do município, Idaf, Iema e Incaper.
Após ser apresentada e receber a adesão dos produtores rurais, a nova regulamentação entra em vigor já no dia 6 de dezembro. Durante os dias de estiagem, o uso será autorizado das 18h às 6 horas.
A utilização será liberada em épocas de clima equilibrado. Já a cota mensal será definida conforme a potência de sucção e vazão da bomba utilizada pelo agricultor para captar água do córrego.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Campana Fiorot, a ideia é que a obediência às regras preserve os recursos hídricos, acabe com a escassez de água em tempos de seca e melhore a qualidade hídrica do manancial.
“A possibilidade de falta de água em épocas de seca vai acabar e o potencial de uso, aumentar. As regras também visam o fornecimento de água de melhor qualidade para os usuários do córrego”, disse o secretário, que solicita o comparecimento de todos os agricultores da região.
Serviço
Evento: reunião para adesão ao TAC;
Datas: dias 4 e 5 de dezembro;
Horário: 17 horas;
Locais: quadra poliesportiva de Joerana A (dia 4) e quadra poliesportiva de Joerana B (dia 5).
Redação Portal Ouro Negro