Durante a pandemia, lavar as mãos passou a ser um hábito recorrente para a maior parte das pessoas. Na tentativa de evitar o contágio por coronavírus, manter as mãos limpas virou tarefa obrigatória a cada vez que se utilizava o transporte público ou se abria a porta de um ambiente por onde muitas pessoas circulavam. Os dias difíceis provocados pela covid-19 ficaram para trás. Mas você ainda mantém o hábito de lavar sempre as mãos?
De acordo com a médica infectologista Martina Zanotti, manter uma boa lavagem de mãos é fundamental para evitar uma série de doenças respiratórias, muito comuns durante o inverno.
“A importância continua sendo a mesma. Nessa época do ano há maior circulação dos vírus respiratórios, que também se depositam no ambiente. Por isso a higiene das mãos é fundamental”, alerta a infectologista.
Ainda está na dúvida? A médica garante que sim, lavando as mãos é possível é possível reduzir as chances de boa parte das doenças que costumam nos incomodar quando a temperatura diminui um pouco: “reduzimos o risco das doenças respiratórias em geral, como gripes e resfriados, e reduzimos o risco de gastroenterites”.
E tem jeito certo de lavar as mãos? Tem, e não adianta querer lavar apenas com água.
“É imprescindível lavar as mãos sempre após ir ao banheiro, antes das refeições, ao chegar em casa, após uso de transporte coletivo, após mexer com dinheiro, antes de tocar em crianças pequenas. E precisa usar água e sabão, pegando todas as partes das mãos, incluindo os dedos, unhas e punhos. Secar com papel toalha ou toalha limpa”, orienta Martina.