Para evitar aglomerações, a imunização contra a gripe para idosos será nas escolas da rede municipal, e no interior, nas unidades de saúde
A vacinação contra a gripe em Linhares vai acontecer em 23 escolas da rede pública municipal para evitar a aglomeração e propagação de coronavírus. Para os idosos que residem no interior a vacinação vai acontecer nas unidades de saúde, onde o fluxo de atendimentos é menor. A imunização em todos os locais será sempre das 7 às 17 horas, até o próximo dia 15 de abril.
A mudança do local para imunização durante a campanha é uma forma de manter as pessoas saudáveis longe do contato com quem está procurando atendimento em uma unidade de saúde. Além disso, os locais são arejados e com capacidade de manter as pessoas a uma distância segura enquanto aguardam.
Durante todo o período da campanha, que começa nesta segunda-feira (23), os demais grupos padronizados pelo Ministério da Saúde, como professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, poderão se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do Município. As salas de vacinação também funcionam das 7 às 17 horas.
O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. “A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da imunização vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações e, principalmente, a mortalidade decorrente das infecções causadas pela influenza”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.
“Neste momento, facilitará a definição do diagnóstico de pacientes com suspeita de adoecimento pela Covid-19. A decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, que dependendo da gravidade da doença respiratória podem apresentar riscos de complicações evoluindo, inclusive, para o óbito”, alerta Saulo Rodrigues Meirelles, secretário municipal de Saúde.
Fases da Campanha
A vacinação de idosos é a primeira fase da campanha. A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril, também nas escolas da Prefeitura, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas.
E a partir do dia 9 de maio se inicia a terceira e última fase, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.
Escolas confirmadas por região:
* Aviso = EMEF Roberto Calmon
* Araça = EMEF Roberto Moreira
* Bebedouro = CEIM Leodovico Donatelli + EMEF Profa Eliana Corrêa Pinafo
* BNH = CEIM Manoel Farias
* Canivete = EMEF José Modeneze
* Centro = Unidade de Saúde, na Rua da Conceição;
* Conceição = EMEF Luiz de Camões
* Interlagos = (EMEFM Marília de Rezende S. Coutinho + o CAIC + o CEIM Crescer + CEIM Adagmar )
* Jardim Laguna = CEIM Branca de Neve
* Lagoa do Meio = EMEF Elza Roni Scarpati
* Nova Esperança = EMEF Adelson Del Santo
* São José = CEIM José Cândido Durão
* Três Barras = EMEF Cid Adalberto dos Reis
* Linhares V ( CEIM José Elias + EMEF Maria Souza Matias )
* Planalto ( CEIM Amigos do Saber + EMEF Caboclo Bernardo )
* Rio Quartel = EMEF Angelo Recla
* Shell = CEIM Geny Ribeiro de Souza
* Santa Cruz = CEIM Alegria do Saber
Confira o período da campanha para cada grupo prioritário:
– De 23 de março a 15 de abril: Idosos e profissionais de saúde.
– De 16 de abril a 8 de maio:pessoas com doenças crônicas;
– De 9 a 22 de maio: Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos .