Saúde

Vacina contra Covid-19 entra no calendário de vacinação para idosos e gestantes

11 dez 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Estratégia do Ministério da Saúde prevê meta de cobertura de 90% para esses públicos e amplia recomendação de imunobiológicos
Vacina contra Covid-19 entra no calendário de vacinação para idosos e gestantes. Foto: Reprodução/adipurnatama

A vacinação contra a Covid-19 para idosos com mais de 60 anos e gestantes foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde e enviada aos estados no último final de semana. A nova estratégia será implementada imediatamente nas unidades de saúde, com aplicação de doses na rotina de vacinação, conforme a disponibilidade.

Para os idosos, o esquema vacinal recomendado será uma dose a cada seis meses, independentemente das doses prévias recebidas. Já para as gestantes, a orientação é de uma dose em qualquer momento da gestação, em cada gravidez, também sem considerar o número de doses anteriores. A meta estabelecida para ambos os públicos é de 90% de cobertura vacinal.

Além dos idosos e gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos também possuem doses incluídas no calendário de rotina. A meta para este público é a mesma: 90% de cobertura.

Os municípios do Espírito Santo poderão adaptar a logística de aplicação das vacinas de acordo com suas realidades, priorizando a ampla divulgação para alcançar os índices preconizados pelo Ministério da Saúde.

A partir desta atualização, as secretarias municipais de saúde devem reforçar a comunicação com a população, orientando sobre os locais de vacinação e especificações das doses disponíveis. As salas de vacinação, que já operam com a imunização de rotina, serão o ponto de aplicação das doses contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento prévio.

De acordo com o Programa Estadual de Imunizações (PEI), uma nota técnica detalhando a operacionalização da estratégia será enviada aos 78 municípios do Espírito Santo ao longo da semana. Apesar disso, as prefeituras já estão autorizadas a disponibilizar as vacinas a partir da comunicação oficial.

Detalhes da estratégia
As vacinas destinadas aos idosos e às gestantes incluem opções como Moderna (Spikevax), Pfizer (Comirnaty) e Serum/Zalika, sendo estas aplicadas conforme a faixa etária e as especificações técnicas. Para as gestantes menores de 12 anos, as vacinas disponíveis são Spikevax e Comirnaty, enquanto as maiores de 12 anos poderão receber qualquer uma das três opções. O mesmo esquema será adotado para os idosos.

Grupos especiais e esquema para imunocomprometidos
A nova diretriz reafirma a vacinação para grupos especiais, como pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros. Para esses grupos, a recomendação é de uma dose única para indivíduos acima de 5 anos, com opções como Spikevax, Comirnaty ou Zalika.

Para pessoas imunocomprometidas, o esquema vacinal é mais robusto:
. Entre 5 e 11 anos: esquema primário de três doses com Spikevax ou Comirnaty;

. A partir de 12 anos: três doses com qualquer uma das três vacinas disponíveis;

. Intervalos: quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira. Após completar o esquema primário, são previstas duas doses adicionais com intervalo de seis meses.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.