Saúde

Transtornos emocionais podem causar doenças bucais

07 jun 2020 - 03:30

Redação Em Dia ES

Share
A ingestão de alimentos ácidos e a deficiência de substâncias como vitamina B12 e ácido fólico, também são fatores que podem desencadear problemas
Preocupação, contas, tarefas domésticas. Vários são os gatilhos que podem desencadear o estresse e provocar um desequilíbrio no organismo. As consequências para o corpo humano são inúmeras e na saúde bucal o mal pode provocar o aparecimento de patologias como periodontite, bruxismo, cáries e aftas, aquelas famosas inflamações na região da mucosa. Essa última costuma atrapalhar atividades simples do dia a dia como comer, falar ou beijar. 

De acordo com a dentista Catarina Riva, o estresse do dia-a-dia é um fator que potencializa o aparecimento das úlceras bucais. “O alto nível de estresse é um dos fatores que ocasionam as escoriações, pois, com a baixa imunidade, o sistema imunológico falha e as defesas diminuem. Outra causa da estomatite aftosa recorrente está relacionada a uma higienização bucal incorreta. Por desconhecimento, descuido ou esquecimento na correria diária, essa má higienização gera ambientes propícios à proliferação de bactérias, que assim, destroem parte do tecido normal causando as feridas”, reforça a especialista.

A ingestão de alimentos ácidos e a deficiência de substâncias como vitamina B12 e ácido fólico, também são fatores que podem desencadear as aftas. A ortodontista reforça que a alimentação, de modo geral, também pode ser afetada nos períodos de estresse e aumentar a chance de problemas orais. “Existem pessoas que ingerem doces na tentativa de amenizar o estresse, o consumo exagerado pode acarretar em cáries, por exemplo. Aqueles que fumam também intensificam esse hábito e têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças periodontais do que os não fumantes”, afirma.

A dentista ainda lembra que o estresse pode agravar alguns transtornos que um individuo já possua, como o caso do bruxismo. “No bruxismo a pessoa aperta e range os dentes durante o sono, provocando desgaste. Quando ela está estressada, a tensão tende a aumentar, então ela pode passar a fazer isso com mais frequência e isso pode gerar problemas mais graves na articulação da mandíbula, por conta dessa pressão”, explica Riva. 

A dentista também recomenda que as pessoas busquem atividades para afastar o estresse. “Atividades físicas regulares e boas noites de sono podem ajudar. Além disso, tratar a causa do estresse é fundamental. Para isso podem ser demandados profissionais de outras áreas da saúde”, disse.
0
0
Atualizado: 07/06/2020 03:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.