Saúde

Tapioca engorda? Veja o que ela pode fazer com o corpo

23 fev 2020 - 03:00

Redação Em Dia ES

Share
Apesar de ser considerada fitness, a tapioca pode ter o efeito oposto ao desejado se ingerida sem cuidado
A tapioca se tornou uma das grandes queridinhas de mundo fitness, porque ela ajuda a recuperar energia com maior velocidade depois de atividades físicas, por exemplo. Sem contar que é considerada por muitos uma opção para café da manhã e lanches da tarde mais saudáveis.

Entretanto, o consumo desse alimento de forma exagerada, sem necessidade e fora do período indicado pode trazer malefícios à saúde e, em certos situações, até o ganho de peso indesejado. Entenda o que a ingestão de tapioca pode provocar no seu corpo e quando consumir o alimento.

Tapioca engorda ou emagrece?
Por possuir uma quantidade alta de glicose e ser processada com velocidade pelo organismo do indivíduo, a tapioca pode sim levar ao ganho de peso se for consumida de forma incorreta.

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, comer esse alimento sem necessidade ou em excesso pode, inclusive, causar problemas cognitivos ( processamento de informações, memória e raciocínio), diabetes e também obesidade.

Quando comer tapioca?
Por isso, a quantidade recomendada de tapioca para consumo depende da taxa de energia gasta diariamente por um indivíduo. É importante ressaltar que ela faz parte de um grupo de alimentos mais voltados a pessoas que praticam atividade física e possuem um alto gasto calórico.

Além disso, é preciso ter cautela com a elevada taxa calórica e os baixos valores nutritivos da tapioca. Portanto, selecionar bem o acompanhamento do alimento (o seu recheio, por exemplo) também é importante para equilibrar a refeição.

Para compensar a falta de nutrientes, são indicado para o recheio opções como atum, frango desfiado, ovo (com exceção do ovo frito). Isso porque essa carga proteica é importante para funções do organismo, como respiração muscular e produção de hormônios.

Optar por recheios ricos em fibras também pode ajudar a controlar o pico de glicemia, isto é, o pico de glicose no sangue. E alimentos fibrosos também ajudam no trânsito intestinal, evitando prisão de ventre e constipação. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são: chia, aveia, linhaça.
0
0
Atualizado: 23/02/2020 03:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.