Mais dois casos de gripe aviária foram confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Uma ave contaminada foi localizada em Nova Venécia, região noroeste do estado, e outra no município carioca de São João da Barra.
Agora, são cinco casos confirmados de gripe aviária no Brasil, sendo que quatro destes casos foram identificados em território capixaba.
Não há confirmação da gripe aviária em humanos. O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres tem se intensificado em todo o país.
No entanto, dois casos suspeitos estão sendo investigados e monitorados no Espírito Santo. Trata se de funcionários do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos que tiveram contato com as aves infectadas.
Os dois contatos permanecem isolados e monitorados pela Secretaria de Saúde e as amostras foram enviadas ao laboratório da Fiocruz e estão em análise.
Outras 33 pessoas que tiveram contato com uma das aves infectadas com a gripe aviária são monitoradas, em um parque municipal de Vitória. Uma delas apresenta sintomas gripais leves e está em isolamento.
As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas principalmente pelo contato direto com aves contaminadas. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem ovos.
A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas devem reportar sintomas gripais por dez dias após o contato com aves infectadas ou suspeitas, e a população deve evitar contato com aves doentes ou mortas.