Saúde

Smartphone é o novo vilão da coluna

17 dez 2019 - 11:24

Redação Em Dia ES

Share
Uso excessivo do celular com uma postura inadequada pode trazer problemas para coluna cervical. Alerta é do Médico neurocirurgião e cirurgião da coluna da Ineuro Dr. Angelo Guarçoni Neto
Não tem como negar. O celular passou a fazer parte da nossa vida cotidiana. Para todo lado que se olha tem sempre alguém com o aparelho na mão. Para trabalhar, se informar, estudar ou até mesmo para o entretenimento, motivos não faltam para ficar horas seguidas usando o celular.

Mas, o que pode ser muito bom, no sentido de facilitar o nosso dia-a-dia, pode também se transformar em um vilão e causar problemas na coluna, principalmente se usado com uma postura inadequada. O alerta é do Médico neurocirurgião e cirurgião da coluna da Ineuro Dr. Angelo Guarçoni Neto.

“Em termos de cervicalgia ou dor na coluna cervical podemos dizer que o smartphone é o novo vilão da coluna. Quando usamos o celular, geralmente estamos com a cabeça inclinada em 60 graus, olhando para baixo e isso gera um aumento na carga da coluna, que normalmente gira em torno de 5 quilos, mas passa a ter uma carga de 27 quilos com essa inclinação de 60 graus. Ou seja, essa postura gera uma sobrecarga sobre a musculatura cervical”, enfatiza o especialista.

Dr Angelo diz ainda que essa sobrecarga “causa inflamação e dores, às vezes até dores crônicas, que se persistirem e não forem bem tratadas podem afetar, inclusive, não só a musculatura, mas a longo prazo, a própria coluna, causando degeneração dos discos e até compressões neurais”,

Para evitar o problema o ideal, segundo o médico, é manter a postura correta enquanto manuseamos o celular. Uma vez que a sobrecarga sobre a coluna acontece devido à postura errada, usando o celular durante longos períodos e olhando para baixo.

“O que temos que fazer é ter uma postura mais adequada, ou seja, tentar usar o celular na linha de mirada do olho. Isso significa não usar com a cabeça inclinada em 60 ou 90 graus, mas sim com a cabeça reta, para que a sobrecarga não ocorra”, diz Guarçani.

Ainda segundo Dr. Angelo não existe um número ideal de horas diárias para o uso do smartphone, mas é importante tentar diminuir este uso em uma posição equivocada e ficar atento aos sinais que podem indicar que algo não vai bem. “É preciso ficar atento. Pode ser uma questão muscular, mas também da própria coluna. Acordar com dores cervicais pela manhã, ter dores na coluna cervical durante o dia de maneira recorrente ou dor irradiada para braço ou para coluna são sinais de alerta e de que alguma coisa não vai bem na coluna”, conclui.

O médico recomenda que sempre que a dor não passar com medicação ou se apresentar de forma intensa é importante procurar o especialista para uma avaliação.

De olho nas crianças e adolescentes

Dr Angelo diz que crianças e adolescentes compõem uma população que usa o smartphone com mais frequência e por um tempo muito prolongado, por conta das pesquisas escolares e jogos. Por isso, o mesmo alerta é válido e direcionado aos pais.

“Precisamos ter essa prevenção nessa população para que a mesma use o celular por menos tempo, e quando usar, que o faça em uma postura mais adequada. Quando começamos a ter uma postura inadequada da coluna cervical desde jovem, a chance de desenvolver doenças musculares e da coluna se torna maior”, explica o médico.
 
Evite problemas
Veja algumas dicas do especialista para que o uso do celular não se torne um problema para sua coluna cervical:
 
Postura: Mantenha uma postura adequada com o celular na linha de mirada do olho. Isso significa não usar com a cabeça inclinada em 60 ou 90 graus, mas sim com a cabeça reta, para que a sobrecarga na coluna cervical não ocorra.

Liberte-se: A vida é muito mais que um smartphone. Reservar um tempo para os amigos, observe outras coisas ao seu redor e tente diminuir assim o uso do celular

Fortaleça sua musculatura: o fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna cervical é muito importante. Procure fazer atividade física, pilates ou caminhadas, tudo isso ajuda evitar as dores.

Dores na coluna cervical: Sempre que a dor não passar com medicação ou se apresentar de forma intensa é importante procurar o especialista para uma avaliação.
0
0
Atualizado: 17/12/2019 11:24

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.