Saúde

Sesa realiza I Simpósio do Projeto Zé Gotinha nas Escolas

07 maio 2025 - 08:29

Redação Em Dia ES

Share
O Simpósio do Projeto Zé Gotinha nas Escolas reforça o compromisso da Sesa com a promoção da saúde pública
O Projeto Zé Gotinha nas Escolas teve início em 19 de março de 2024. Foto: Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), realizou nesta terça-feira (06), no auditório do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, o “I Simpósio do Projeto Zé Gotinha nas Escolas”, com o objetivo de apresentar os avanços da iniciativa e discutir estratégias de fortalecimento da educação em saúde e vacinação no ambiente escolar, bem como as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Projeto Zé Gotinha nas Escolas (PZGNE).

O evento reuniu aproximadamente 150 representantes das secretarias municipais de saúde e educação, gestores escolares, professores, profissionais de saúde, discentes, além de autoridades estaduais.

Na abertura do evento, o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Juliano Mosa Mação, destacou o protagonismo do Espírito Santo na condução de políticas públicas de saúde preventiva.

“Esse projeto é um orgulho para o nosso estado. Estamos nos antecipando a uma demanda urgente e histórica, que é a de proteger nossas crianças por meio da imunização. É com ações como essa que promovemos saúde e garantimos o futuro das novas gerações”, declarou Mação.

A ação já conta com a adesão de seis instituições de nível superior que desenvolvem atividades de educação em saúde sobre vacinação nas escolas públicas de ensino fundamental, reforçando a importância da integração entre os setores para facilitar o acesso às vacinas e alcançar crianças que, por diversos motivos, ainda não haviam sido imunizadas nos serviços de saúde.

A mobilização também contou com o envio de 111.007 alertas SMS para pais e responsáveis de crianças de 6 meses a menores de 6 anos para levá-los à vacinação contra influenza no mês de abril de 2025, por meio do sistema de monitoramento da imunização, como forma de incentivo à participação das famílias e reforço da importância das vacinas para a saúde infantil.

Durante o simpósio, foram apresentados os primeiros resultados do projeto pelas instituições parceiras: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa), Universidade Via Velha (UVV), Faculdade Multivix e Novo Milênio.

Juliano Mosa Mação ressaltou, ainda, a importância da união intersetorial para o sucesso da iniciativa.

“Nada substitui o trabalho em equipe. Esse simpósio evidencia que quando educação e saúde caminham juntas, quem ganha é a população. Estamos trabalhando com dados, estratégia e sensibilidade para alcançar quem mais precisa”, pontuou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa.

A referência técnica Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, celebrou os resultados iniciais e destacou o empenho dos profissionais envolvidos.

“O I Simpósio é um momento importante de escuta e troca. Estamos unindo forças entre saúde e educação para cuidar das nossas crianças. O Projeto Zé Gotinha nas Escolas é uma estratégia inovadora, que vem se mostrando efetiva, segura e acolhedora”, afirmou Danielle Grillo.

Ainda segundo Danielle Grillo, “em um cenário de recuperação das coberturas vacinais em todo o país, iniciativas como essa nos mostram que é possível recuperar a confiança da população nas vacinas, quando levamos informação de qualidade, o cuidado e o acesso para mais perto das famílias.”

O Simpósio do Projeto Zé Gotinha nas Escolas reforça o compromisso da Sesa com a promoção da saúde pública e o combate à desinformação, reafirmando o papel da vacinação como uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção de doenças e proteção coletiva.

Leia também: Estratégia de Vacinação nas escolas públicas no Espírito Santo segue até final de maio

O Projeto
O Projeto Zé Gotinha nas Escolas teve início em 19 de março de 2024 com ações desenvolvidas por estudantes de três instituições de ensino superior localizadas na capital Vitória, em escolas da rede pública.

Há um ano, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), deu início ao Projeto Zé Gotinha nas Escolas, a fim de alcançar estudantes de 09 a 18 anos de idade da rede pública de ensino do Espírito Santo com ações voltadas à conscientização vacinal. Neste período, o projeto já atendeu mais de 4.381 crianças e adolescentes fortalecendo o importante papel da Educação em Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a parceria intersetorial entre a Sesa e a Educação, com a participação também de instituições de Ensino Superior Públicas e privadas.

O Projeto tem por objetivo promover atividades para crianças e adolescentes a partir da educação em saúde, visando à promoção do pensamento crítico reflexivo e levando à consciência vacinal no ambiente escolar, junto ao reforço simbólico do personagem Zé Gotinha.

Foram desenvolvidas ações por parte do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI) para capacitar acadêmicos de enfermagem e futuros enfermeiros sobre a temática da vacinação, por meio de atividades como oficinas de trabalho; discussão de casos clínicos; visitas técnicas; e planejamento de atividades a serem desenvolvidas com as criança e adolescentes.

O Projeto foca em atividades em saúde nas escolas de ensino fundamental, desenvolvidas pelos alunos de enfermagem, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE). Processo esse acontece sob supervisão das referências técnicas do PEI, de professores e preceptores das faculdades e de referências do PSE das Unidades Básica de Saúde as quais esses acadêmicos estão inseridos.

Dados:
Nesse primeiro ano de atuação, o Projeto Zé Gotinha nas Escolas (PZGNE) contou com 18 ações que foram realizadas em 14 escolas localizadas no município de Vitória e Vila Velha, totalizando 2.067 crianças e adolescentes atendidos.

Leia também: Zé Gotinha nas Escolas: projeto completa um ano de fortalecimento do trabalho de Educação em Saúde

0
0
Atualizado: 07/05/2025 08:45

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.