A taxa de internação de não vacinados é 12 vezes maior que pacientes já imunizados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um relatório em que mostra o perfil dos capixabas infectados pela Covid-19 em abril e maio de 2022. O levantamento mostra que o índice de internação de não vacinados é até 12 vezes em comparação com os pacientes já imunizados que precisam ficar hospitalizados no Estado.
O cálculo foi feito com uma projeção de 100 mil habitantes. Em um mês, a população que mais pegou a doença ocupa a faixa etária de 18 a 59 anos. Os números saltaram de 1.466 para 4.845 notificações positivas para a Covid-19, entre abril e maio. O documento da Sesa aponta que nenhum adolescente de 12 a 17 anos vacinado com duas doses ficou internado. A taxa desse público que não tomou nenhuma dose é de 3,78 vezes que o paciente com uma única dose.
A internação de idosos a partir dos 60 anos vacinados com o primeiro reforço foi 2,48 vezes maior, comparando com os idosos com segundo reforço. As internações no Espírito Santo estão sendo causadas pela versão original e pelas subvariantes da Ômicron, dizem os médicos.