Saúde

Secretário de Saúde do ES não descarta possibilidade de ‘lockdown’ nas próximas semanas

09 maio 2020 - 10:00

Redação Em Dia ES

Share
Em entrevista coletiva, Nésio Fernandes disse que decisão de isolamento total depende do respeito do capixaba às medidas de isolamento nos próximos dias
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (8), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, não descartou a possibilidade de ‘lockdown’, ou seja, o isolamento social total, para o Espírito Santo nas próximas semanas. A medida já foi adotada em algumas regiões do país como forma de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

O secretário disse que se o povo capixaba aderir ao isolamento social voluntário, a possibilidade da implantação de um isolamento total, o chamado ‘lockdown’, é menor.

“A decisão do ‘lockdown’ pode ser uma decisão para as próximas semanas no Estado. Nós trabalhamos com todas as energias para que isso não ocorra. Só que, o que vai determinar que isso não ocorra é , unica e exclusivamente, o grau de coesão e disciplina das pessoas em se distanciarem. O que vai garantir que a gente não chegue ao ‘lockdown’ é a cidadania. Não são os decretos do governador, da Secretaria de Saúde ou as leis que a Assembleia Legislativa fizer. Será a consciência das pessoas”, enfatizou Fernandes.
Ele voltou a enfatizar a importância de as pessoas respeitarem o isolamento social e atenderem ao apelo do Governo do Estado e das autoridades sanitárias, evitando aglomerações, festas e encontros desnecessários.

“Não é honesto nós reconhecermos e publicarmos que determinadas atividades estão fechadas quando não estão. [Não adianta] recomendarmos que a população fique em casa e ela ir para parques, praias, organizar festas e churrascos”, apontou.

Dia das mães
O secretário abordou, ainda, a necessidade de manter o isolamento mesmo na comemoração do dias das Mães, no próximo domingo (10), e evitar o contato social mesmo durante a data.

“A distância neste Dia das Mães será um ato de amor. E a gente vai estar um pouquinho mais afastado para poder ali na frente voltar a se abraçar, estar próximo, reunir a família”, considerou Fernandes.

Leitos
Nésio falou, também, sobre a disponibilidade de leitos no Estado. Disse que o Espírito Santo tem boa quantidade de leitos de enfermaria, para pacientes de menor gravidade.

Mas que o grande entrave, não só no Estado, mas em todo o mundo, é a disponibilidade dos leitos de UTI. No entanto, o Estado, para ele, tem uma situação adequada com relação ao número desses leitos.

“Nós não temos problemas com leitos de enfermaria, que é um leito mais simples. Esse leito não é um gargalo para o Estado. O grande dilema para o país, para o Estado e para o mundo é o leito de UTI. Mesmo esses leitos de UTI, com as medidas de expansão da rede própria, melhoria da contratualização das redes filantrópicas e a compra e contratualização da rede privada, têm garantido até o momento uma adequada situação de leitos de terapia intensiva com ventiladores”, afirmou.

Leitos nos Pronto Atendimentos
Além disso, Nésio falou que o Estado ofereceu aos municípios a possibilidade de construir leitos de campanha acoplados às unidades de pronto-atendimento (PAs) para isolar os pacientes suspeitos de Covid. Algumas prefeituras já aceitaram a proposta.

“A Serra concordou com essa estratégia. Estaremos avançando na construção desses leitos nas próximas semanas. Vitória decidiu expandir [nos PAs] em São Pedro e Praia do Suá. Estamos dialogando com outros municípios da Grande Vitória e interior”.

Inquéritos sorológicos
Além do secretário de Estado da Saúde, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também participou da entrevista.

Ele afirmou que na próxima semana começam os inquéritos sorológicos, ou seja, a testagem em parte da população para saber quem já teve contato com o coronavírus.

A coletiva também teve uma boa notícia: todas as cidades capixabas alcançaram a meta de vacinação contra a gripe para idosos.

Reblin enfatizou que esse dado é importante para evitar que os idosos peguem a doença e precisem ir aos hospitais.

De acordo com ele, prevenir essa população contra a gripe diminui a ocupação de leitos, que podem ser usados para o tratamento da Covid.
0
0
Atualizado: 09/05/2020 10:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.