Com o objetivo de garantir a proteção da população-alvo, alcançando coberturas vacinais altas e homogêneas em todas as vacinas disponíveis no Calendário Vacinal, com doses de rotina e na estratégia especial da Influenza, as equipes da Saúde Indígena que atuam no Espírito Santo, com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz e do Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (DSEI MG/ES), realizam o “Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI)”. O início oficial dos trabalhos aconteceu nessa segunda-feira (05), na Aldeia Temática, localizada em Aracruz.
Ao longo de todo mês, serão trabalhadas ações de educação em saúde, além da realização da busca ativa no território daqueles que precisam atualizar a caderneta vacinal, assim como a oferta das doses da gripe, uma vez que os indígenas são um dos grupos prioritários que compõem a estratégia especial para este imunizante.
O Estado conta com 14.827 indígenas, entre aldeados e não aldeados. Os indígenas aldeados concentram-se no município de Aracruz. Durante os primeiros dias de ação, as equipes vacinaram 1.901 indígenas.
“O objetivo é podermos intensificar a vacinação desse público, especialmente por meio da busca ativa no território, que acontece com o trabalho das equipes da Saúde Indígena, com o apoio da equipe municipal de Aracruz. Desta forma, podemos ampliar a imunização deste grupo”, explicou a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo.
A abertura do “Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI)” ainda contou com a participação da subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches; do prefeito de Aracruz, Luiz Coutinho; e da secretaria Municipal de Saúde, Rosiane Scarpatti; e dos caciques Marcela (Aldeia Irajá), Jonas (Aldeia Areal), Jocksley (Aldeia Amarelos) e dos vice-caciques Rodrigo (Aldeia Piraquê Açu) e Lindomar (Aldeia Pau Brasil).
Confira as vacinas disponibilizadas ao longo do ‘Mês de Vacinação dos Povos Indígenas’:
- Hepatite A e B;
- Penta (DTP/Hib/Hep B);
- Pneumocócica 10 valente;
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
- VRH (Vacina Rotavírus Humano);
- Meningocócica C (conjugada);
- Febre amarela;
- Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
- Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
- DTP (tríplice bacteriana);
- BCG;
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano);
- Influenza; e
- Covid-19;
- Varicela (monovalente)
- Meningocócica ACWY (MenACWY – Conjugada); e
- Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)