Para reforçar o cuidado com a saúde quilombola, a Secretaria da Saúde (Sesa) deu início a um levantamento da situação vacinal no Sapê do Norte, território que abrange comunidades quilombolas nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. As ações de capacitação para o Censo Vacinal Quilombola tiveram início no final de setembro. O primeiro mutirão de vacinação acontecerá neste sábado (19).
O Censo Vacinal Quilombola é um projeto do Programa Regional de Imunizações (PRI) e da Atenção Primária à Saúde (APS), da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Conceição da Barra e São Mateus, e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo é realizar o levantamento da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Trata-se de um projeto pioneiro no Estado. A coordenadora do PRI, Verônica Tomaz, explicou que as comunidades são formadas por um grupo étnico, de maioria negra, com histórico de exclusão e desigualdade social. Essa situação de vulnerabilidade e o racismo estrutural têm efeitos na saúde e na qualidade de vida dessa população, fazendo com que os quilombolas sejam considerados um grupo prioritário para ações de saúde pública.
“Os quilombos são, em sua maioria, comunidades rurais onde residem pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e com dificuldade de acesso à saúde. Por conta disso, escolhemos esse território para verificar se essas situações se refletem nos índices de cobertura vacinal. A finalidade é melhorar o acesso e as estratégias de imunização”, informou a coordenadora Verônica Tomaz.
O Censo Vacinal começou pelo município de Conceição da Barra, onde os agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes que atuam nos territórios quilombolas foram capacitados para verificarem os cartões de vacinação e identificarem as doses em atraso durante as visitas domiciliares.
Esses dados são encaminhados para os vacinadores ou enfermeiros responsáveis pela vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende a localidade e também para acadêmicos de enfermagem do projeto “Imuniza Norte”, que registram o histórico vacinal no sistema de informação oficial do Estado, o Vacina e Confia ES.
Mutirão vacinal acontece no sábado (19)
Neste sábado (19), a comunidade de São Domingos/Paraíso, em Conceição da Barra, receberá o primeiro mutirão. Durante o evento, serão ofertadas as vacinas de rotina e atividades de educação em saúde. A intenção é de que sejam realizados eventos como esse em todos os 33 territórios do Sapê do Norte. Na segunda parte do projeto, as ações serão focadas no município de São Mateus.
Saúde quilombola
De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo tem 15.659 pessoas quilombolas, vivendo em 26 municípios.
A maior concentração dessa população está em São Mateus (6.292) e Conceição da Barra (4.047). Os municípios também têm o maior número de comunidades reconhecidas e em processo de certificação pela Fundação Cultural Palmares: são 31 no Sapê do Norte, das 46 em todo o Espírito Santo.
Público-alvo do Censo Vacinal, o grupo etário de 0 a 14 anos de idade corresponde a 23,7% da população quilombola brasileira, segundo o IBGE. No território do Sapê do Norte, esse dado corresponde a mais de 700 crianças e adolescentes.