A partir desta semana, a população capixaba poderá acessar os resultados de exames de dengue, Zika, chikungunya e Oropouche diretamente no Portal SUS. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Lacen/ES, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e o Prodest, visa agilizar o acesso aos diagnósticos.
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) começou a disponibilizar, nesta semana, os resultados dos exames das arboviroses – como dengue, Zika, chikungunya e Oropouche – por meio de um sistema on-line. A iniciativa envolve o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), e está disponível no Portal SUS.
O serviço abrange os resultados de exames realizados pelo método RT-PCR e sorologias, tanto os feitos pelo Lacen/ES quanto os encaminhados por municípios que utilizam o sistema de informação Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Os exames são referentes a casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para acessar os laudos, os cidadãos precisam realizar um cadastro no “Acesso ao Cidadão”, disponível na plataforma. Caso o cadastro já tenha sido feito, basta autenticar o acesso. Os laudos podem ser emitidos em português ou inglês, o que facilita o diagnóstico para cidadãos estrangeiros, turistas ou expatriados que utilizam o SUS.
Rodrigo Rodrigues, diretor do Lacen/ES, destacou a importância da iniciativa. “É o resultado do trabalho do Lacen/ES junto à Gerência de Tecnologia de Informação e o Prodest para ampliar à população o acesso aos serviços de saúde, já implementado desde a pandemia da Covid-19. E é um serviço que também auxiliará na redução do tempo de espera do paciente pelo resultado”, afirmou Rodrigues.
Segundo Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, a novidade é mais uma forma de tornar os serviços de saúde mais ágeis e eficientes. “A iniciativa é mais uma prova de como o Prodest está colaborando para o Governo do Estado prestar um melhor atendimento aos capixabas, por meio de serviços de Tecnologia da Informação mais ágeis, seguros e eficientes. Sem dúvida, o cidadão merece receber dados sobre o seu estado de saúde com transparência e rapidez”, acrescentou Cornélio.
Os exames serão liberados pelo Lacen/ES em até 48 horas, a depender do resultado das amostras. “Em caso de negativo para a dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma nova etapa de testagem para diagnóstico da Oropouche”, explicou Rodrigues.