Em julho foram realizados 171.598 testes enquanto em novembro o número caiu para 92.273 mesmo com ampliação de pontos de testagem
Mesmo com a ampliação das estratégias de testagem da covid-19 no Espírito Santo, o número de testes para teve queda de 46% nos últimos cinco meses, segundo dados do “Painel Covid-19 – Estado do Espírito Santo”.
Até a última sexta-feira (03), de julho a novembro, tem-se uma redução de aproximadamente 46% no número de testes realizados, passando de 171.598 em julho para 92.273, em novembro (dado em atualização). Os dados contabilizam os seguintes testes: rápido antígeno; rápido IgM/IgG; rápido geral; RT-PCR; sorologia IGM e; sorologia IGG.
O alerta, segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, se dá devido à importância dessa ferramenta e seus resultados como medidas de enfretamento à doença. “A testagem nos ajuda a ter conhecimento de onde está a doença. Quanto mais testes realizamos, mais informações temos para fortalecer o combate à Covid-19, rastrear casos suspeitos, monitorar, além de auxiliar na investigação de possíveis surtos e de novas variantes”, destacou o subsecretário.
Reblin ressalta que a testagem deve ser procurada, independentemente dos sintomas. “Temos testes disponíveis e uma ampla oferta pelo Sistema Único de Saúde, tanto pelo Estado quanto pelos municípios. O Laboratório Central tem a capacidade de realizar 4.500 testes por dia, podendo chegar a 10 mil, em caso de emergência. Não está se sentindo muito bem? Testa. Teve contato com alguém suspeito de ter a doença? Testa”.
Além disso, o subsecretário pontua também que com a chegada das comemorações do final de ano, como Natal e Ano Novo, as testagens devem continuar. E completou: “É com a ampla testagem, junto ao uso contínuo da máscara, da higienização das mãos e aplicação da vacina que temos conseguido reduzir número de internações e óbitos no Estado”.
Média de 3.533 mil testes por 10 mil habitantes em 2021
O Espírito Santo já ultrapassou a marca de mais de 2,2 milhões de testes realizados desde o início da pandemia da Covid-19 em seu território. Em 2021, de janeiro a novembro, são 1.451.782 de testes, com uma proporção de 3.533 testes para cada 10 mil habitantes.
Com os dados de testagem deste ano disponível no “Painel Covid-19 – Estado do Espírito Santo” é possível acompanhar mensalmente o comportamento da pandemia em relação à positividade e o cenário no qual ela se estabelece. A análise é baseada nos dados fornecidos, nesta sexta-feira (03), no Painel.
A exemplo no mês de abril, quando se teve o registro de maior confirmação de óbitos em um único dia, 90 vidas foram perdidas com uma média móvel de óbitos de 14 dias em torno de 77. Neste mês, foram registrados 143.344 testes, com uma positividade de 37%, em que a cada três testes realizados, um positivava.
Já no mês de novembro, os dados confirmam o cenário de queda sustentável, com uma média móvel de 5 óbitos registrados nos últimos 14 dias. Já são 92.273 testes realizados, em que 14% foram confirmados positivos, mostrando que para cada sete testes realizados, um deu positivo.
“E é exatamente neste cenário de baixa positividade que precisamos intensificar a testagem. Quando há poucos casos, as pessoas tendem a achar que não estão com a doença, o que não deve ocorrer. É essencial realizar a testagem para isolar o caso e evitar o surgimento de surtos”, explicou Reblin.
Pontos de testagens ampliados
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e em parceria com as Secretariais Municipais de Saúde, tem trabalhado na ampliação da estratégia de testagem contra a Covid-19 em todo território.
Por meio do portal de Agendamento, até o momento, o cidadão já tem acesso a 54 pontos de testagens de RT-PCR, entre pontos disponibilizados pela Sesa e pelos municípios. Para ter acesso ao agendamento é necessário realizar o Acesso Cidadão, caso ainda não tenha.
Além disso, nos terminais de Laranjeiras (Serra), Itaparica (Vila Velha) e Jardim América (Cariacica) é possível realizar testes de antígeno sem agendamento. O serviço funciona por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h.