Saúde

Profissionais do Programa Mais Médicos passam por acolhimento e formação em Vitória

25 abr 2025 - 17:10

Redação Em Dia ES

Share
Chegada dos novos médicos vai fortalecer a atenção primária
Atualmente, 62 municípios capixabas aderiram ao Mais Médicos. Foto: Ascom Sesa

Nessa quinta-feira (24), 74 médicos do Programa Mais Médicos foram recebidos em um evento de formação e de acolhimento no auditório do Sebrae, em Vitória. Eles vão trabalhar em unidades básicas de saúde de 32 cidades capixabas. O evento foi organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), e abordou os indicadores da atenção básica e das arboviroses no Espírito Santo.

Atualmente, 62 municípios capixabas aderiram ao Mais Médicos, que é um programa do Governo Federal em parceria com Estados e Municípios, para ampliar o quadro de médicos nos postos de saúde e fortalecer a atenção básica de saúde, que faz a prevenção e cuidado de doenças. Mais de 430 médicos do programa já trabalham nessas cidades.

Além disso, o Mais Médicos também proporciona a qualificação dos médicos para atuação na atenção básica de saúde em regiões prioritárias com cursos de aperfeiçoamento ou especialização lato ou stricto sensu, contando com componente assistencial pautado na integração ensino-serviço.

“O Espírito Santo investe muito em saúde. Ter mais médicos(as) trabalhando nas unidades básicas de saúde amplia nossa atuação na área onde mais relevante do Sistema Único de Saúde, que é a atenção básica. Ela é prioridade para nós. Estamos em um momento de construção de mais de 100 unidades de saúde, o que vem somar a esse investimento”, frisou a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde da Sesa, Carolina Sanches.

De acordo com a chefe do Núcleo de Atenção Primária, Janaína Daumas Felix, os médicos vão atuar na ponta, diretamente com os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. “O trabalho de vocês é muito importante e impactará positivamente e diretamente nas comunidades. Sejam bem-vindos”, saudou.

“Estamos com nova fase com estratégias de fixação dos profissionais médicos com foco no que buscamos no Ministério da Saúde. Aqui, no Espírito Santo, os resultados do programa aparecem, já que estamos na maioria das cidades capixabas”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Aila Vanessa David.

O Espírito Santo possui um dos melhores indicadores de longevidade do País, segundo o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.

“O Estado e Santa Catarina disputam sempre as primeiras posições nesse tema. A saúde faz toda a diferença nessa análise, que avalia a promoção da qualidade de vida. Vocês encontrarão um cenário de trabalho muito bom no Espírito Santo”, declarou.

Programa
O Programa Mais Médicos no Espírito Santo conta também com supervisão acadêmica, dividida entre o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), ligado à Sesa, e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A execução dos trabalhos também é acompanhada pela Comissão de Coordenação Estadual (CCE), formada também por profissionais da Sesa, dos Ministérios da Saúde e da Educação, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-ES), da Ufes e o ICEPi.

0
0
Atualizado: 25/04/2025 17:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.