A dor nas costas é a principal queixa das mamães durante a gestação. Esse sintoma é super comum, afinal a coluna passa a sustentar, repentinamente, um peso muito maior do que o de costume.
Além disso, nessa fase o organismo feminino passa por diversas mudanças hormonais que podem ocasionar no enfraquecimento dos músculos e das articulações, fazendo com que eles trabalhem de forma excessiva e se desgastem.
De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), algumas dicas simples e práticas podem prevenir e amenizar o desconforto. “Fazer atividade física com orientação, optar por uma alimentação saudável, com o intuito de manter o peso adequado, é essencial para evitar o incômodo na lombar. É fundamental ter atenção à postura. O sedentarismo e o descuido com a postura, aliados ao peso extra, podem causar graves problemas à coluna”, explica.
Dicas
O médico elenca algumas dicas para amenizar a dor na coluna. Confira:
. Mantenha-se ativa e faça exercícios físicos com orientação;
. Cuide da alimentação;
. Use compressas de água quente: altas temperaturas relaxam a musculatura. Para aplicar essa recomendação, basta repousar a compressa no local da dor. Substituir banhos frios por mornos também é uma opção bacana para espantar o incômodo;
. Faça massagens: com um óleo próprio para esse fim, massageie cuidadosamente a região afetada. Essa ação vai aliviar a tensão muscular;
. Evite carregar peso, pois a sua coluna já está sobrecarregada;
. Use sapatos confortáveis: escolha calçados baixos e/ou ortopédicos que não pressionem as costas ou tragam peso ao calcanhar.
. Caso a dor seja contínua e não alivie com as indicações caseiras, é fundamental buscar o acompanhamento de um profissional. O médico vai realizar exames para averiguar as condições da sua coluna e indicar tratamentos adequados.
*Ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.