Ao longo do mês de outubro, o Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou 919 procedimentos de norte a sul do Estado. Somente no último sábado (25), foram 177 cirurgias. O programa amplia a oferta de cirurgias aos finais de semana e em horários estendidos, após as 17 horas, ao longo do mês.
As cirurgias ocorreram em 16 unidades hospitalares, sendo 10 da rede própria e seis da rede contratada. As ações contemplaram as especialidades de pequenas cirurgias, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, urologia, além de cirurgias pediátricas e oncológicas.
“Essa é mais uma importante ação dentro do nosso esforço contínuo de garantir que os capixabas tenham acesso mais rápido e digno aos procedimentos cirúrgicos, pois sabemos o quanto uma espera prolongada pode impactar na vida de uma pessoa e de sua família”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
A subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, que acompanhou as ações no sábado, ressaltou que a realização de cirurgias eletivas aos finais de semana e em horários estendidos vem apresentando resultados positivos.
“A ampliação da oferta tem permitido otimizar a utilização da estrutura hospitalar e das equipes de saúde, garantindo que mais pacientes sejam atendidos em menos tempo. É um esforço conjunto de toda a rede estadual, que demonstra o compromisso da gestão com o cuidado e a resolutividade dos serviços prestados à população”, explicou.
Dados do OperaES
De janeiro até esta terça-feira (28), foram realizadas, em todo o Estado, 138.800 cirurgias eletivas por meio do programa.
Atualmente, 19.678 pacientes têm Autorizações para Internação Hospitalar (AIH) emitidas para realização de procedimentos cirúrgicos. Desse total, 2.310 não possuem telefone válido para contato, o que pode atrasar o agendamento.
“É fundamental que o cidadão mantenha seu cadastro atualizado, com telefone e endereço corretos, para que o serviço de saúde possa contatá-lo. A atualização pode ser feita na unidade de saúde mais próxima ou pelo Integra Saúde”, orientou Carolina Sanches.
O cadastro pode ser atualizado de forma contínua na plataforma Integra Saúde Capixaba, disponível pelo celular ou computador. Para isso, é necessário ter conta no Acesso Cidadão e acessar o endereço integra.saude.es.gov.br. Na página inicial, basta clicar em “Meu Perfil” para atualizar as informações.


















