Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5), em Cariacica, o novo Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde. A expectativa é que o local realize cerca de seis mil atendimentos por mês, ampliando o acesso da população aos serviços especializados e contribuindo para a redução do tempo de espera por consultas e exames oftalmológicos.
O centro atenderá moradores dos 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde e contará com uma equipe multiprofissional formada por médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos. A estrutura inclui equipamentos para campimetria, utilizados no diagnóstico de glaucoma, telescópios, triagem oftalmológica, além da oferta de próteses e órteses oculares (olho de vidro e “olhinho”), e lupas de apoio. O investimento total na unidade é de R$ 3,59 milhões.
Ampliação da assistência oftalmológica
A Secretaria da Saúde informou que a nova unidade permitirá a ampliação da assistência oftalmológica no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Em 2024, mais de 9 mil óculos foram entregues por meio de programas oftalmológicos realizados no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano. Também foram fornecidas órteses oculares a pacientes que perderam um dos olhos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o serviço tem impacto direto na qualidade de vida da população. “Quando a gente investe em oftalmologia, estamos falando de procedimentos que incluem uma melhora na vida escolar de crianças e adolescentes e no trabalho de adultos”, afirmou.
Acesso aos serviços
Para ser atendido no novo centro, o cidadão deve passar por avaliação prévia na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Caso haja necessidade de atendimento especializado, o paciente será encaminhado via Sistema Estadual de Regulação. A partir da autorização, os dados de agendamento — como data, hora e local — são enviados diretamente ao celular do paciente, por SMS.
De acordo com o superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, é essencial que o usuário mantenha o cadastro atualizado na UBS. “Essa atualização, verificando se o número de telefone está correto no cadastro, é fundamental para que possamos contatá-lo, informando-o que o seu agendamento do procedimento solicitado já tem data, hora e local de atendimento”, explicou.
Vimercati destacou ainda que, além das mensagens por celular, também está sendo realizada confirmação de agendamento por ligação telefônica. “Mas sem o número de telefone certo no cadastro, corremos um grande risco de não encontrá-lo, e ele acaba perdendo a chance de ser atendido e perde a vaga”, completou.