No mês de novembro, conhecido como “Novembro Azul”, a campanha de conscientização à saúde do homem passa a enfatizar, além do câncer de próstata, o cuidado integral. No Espírito Santo, o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), busca reforçar essa orientação através da Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP), voltada ao incentivo à paternidade responsável e ao autocuidado masculino, sobretudo no ciclo gravídico-puerperal, com um acompanhamento mais ativo dos parceiros.
De acordo com Lucimar Venturin, referência técnica em Saúde do Homem da Sesa, o “Pré-Natal do Parceiro” atua como ferramenta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com foco na redução de agravos de saúde.
“Em linhas gerais, esses agravos estão associados a um modelo cultural que preconiza que os homens não cuidam da sua saúde. Com esta estratégia, temos a oportunidade de trabalhar os eixos da política nacional de ‘Acesso e acolhimento’ e da ‘Paternidade e cuidado’, pois ele é inserido em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério, e também promove a sua presença na atenção primária”, explicou Venturin.
No último ano, o Ministério da Saúde lançou uma nova versão do “Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais de saúde”. No Estado, em 2024, profissionais de saúde em diversos municípios passaram por capacitações para ampliar o acolhimento aos homens e integrá-los mais diretamente às rotinas de cuidados oferecidas no sistema. Após a confirmação da gravidez, o parceiro é acolhido e, então, estabelecidas oito etapas para esse acompanhamento, que vão desde o primeiro contato até testes rápidos para doenças como sífilis, HIV e hepatites virais, além da atualização da caderneta vacinal.
Venturin destaca que essas etapas promovem a saúde preventiva, com o objetivo de evitar que o homem procure assistência especializada somente após o surgimento de agravos. “Além de ser uma oportunidade de avaliar como está sua saúde de forma integral, ele é convidado e orientado a realizar exames de rotina e exames direcionados para o pré-natal, visando à eliminação de qualquer possibilidade de transmissão de doenças, em especial a sífilis, que temos registrado alto índice no Estado”, afirmou.
Internações e mortalidade
Dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) apontam que, entre janeiro e agosto deste ano, as principais causas de internação no SUS capixaba, na faixa etária de 20 a 59 anos, foram lesões por causas externas (11.134 internações), doenças do aparelho digestivo (5.273) e circulatório (3.475).
Em 2023, essas categorias também lideraram, com 16.424 internações por causas externas, 7.681 relacionadas ao aparelho digestivo e 5.066 ao circulatório. Em relação aos óbitos, as causas externas também lideraram em 2024, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório e neoplasias.
Câncer de próstata no Espírito Santo
O câncer de próstata, principal foco do “Novembro Azul”, teve cerca de 1.740 novos casos estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para cada ano do triênio 2023-2025 no Espírito Santo.
Em 2024, até outubro, foram confirmados 448 novos casos. Em 2023, foram 1.178 diagnósticos, e o câncer de próstata seguiu como o principal entre os homens, excluindo-se os cânceres de pele não melanoma.
O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.
A Sesa orienta que homens sem sintomas específicos não realizem exames preventivos para câncer de próstata, mas mantenham um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e controle do tabaco e álcool. A orientação é que o homem procure a Unidade Básica de Saúde ao observar sintomas como dificuldade ao urinar, sangue na urina ou necessidade frequente de urinar, especialmente durante a noite.