Novembro é o mês voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de próstata e a saúde em geral do homem, é o Novembro Azul. Por isso, até o dia 30, a Secretaria de Saúde em Linhares, norte do Espírito Santo, promove uma série de atividades.
Além das Unidades Básicas de Saúde do município, o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), também terá uma extensa programação.
“O mês de novembro vem para reforçar um trabalho que desenvolvemos durante todo ano em prol da saúde do homem. É, sem dúvida, uma importante oportunidade de esclarecimentos e conscientização sobre o câncer de próstata, que ainda hoje é tratado com muito preconceito pelos homens e muitas outras doenças e orientações importantes para seu dia a dia”, pontua a secretária de Saúde, Sonia Dalmolim.
A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, disse que pesquisas apontam que os homens vivem, em média, sete anos menos que as mulheres, e que eles, historicamente, cuidam menos da própria saúde, por isso a importância de intensificar as ações de prevenção durante o Novembro Azul.
“As atividades do Novembro azul visam contextualizar de maneira geral a saúde do homem, buscando abordagens de formas diferenciadas a fim de promover a mudança de paradigmas quanto a percepção da população masculina com sua própria saúde. Reforçamos a importância da prevenção, da descoberta precoce dos problemas que afetam os homens de uma forma geral, principalmente do câncer de próstata, devido sua gravidade”, disse a diretora.
Nos dias 22 e 23 uma equipe do Naps estará no 12º Batalhão da PM para uma ação de saúde junto aos policiais militares da ativa e profissionais da reserva. A previsão é que cerca de 300 homens sejam atendidos durante os dois dias do evento.
Ainda no dia 22, das 18 às 21 horas, acontece um mutirão de atendimento com uma equipe multidisciplinar de saúde, no Naps, que funciona no antigo hospital Talma, no bairro Colina. O evento é aberto ao público.
No dia 29, a Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto, em parceria com o Naps, promove uma ação das 18 às 21 horas. O objetivo é facilitar o acesso dos homens do bairro e regiões vizinhas, aos serviços de saúde.
“Ir até a comunidade onde sabemos que tem uma grande população masculina e oferecer o serviço de saúde em um horário que os homens têm possibilidade de ir é de suma importância. Nós sabemos que os homens, em sua maioria, são provedores financeiros de suas famílias, e normalmente eles não faltam ao serviço por questões de saúde, por isso damos essa opção deles serem atendidos à noite”, pontua Wendryo, diretor da Estratégia de Saúde da Família.
Ainda durante o mês de novembro, as equipes de Atenção Primária das Unidades Básicas de Saúde promovem palestras nas empresas.
Saúde do homem
O município oferece o Programa de Saúde do Homem com o objetivo de desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), fortalecendo a prevenção de doenças e agravos previamente estabelecidos pela referida política, além da promoção da saúde masculina de modo geral.
O programa funciona no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), no bairro Colina. Os atendimentos com o médico urologista acontecem por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria de Saúde destaca que, em Linhares, todas as 35 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino durante todo o ano.
A prefeitura oferece continuadamente consultas médicas, psicológicas, nutricionais e de enfermagem, prevenção de diversos agravos, solicitação de exames laboratoriais, dentre outros serviços para o público masculino.