Nésio Fernandes usou sua conta no Twitter para afirmar que vacinas que estão sendo testadas contra a Covid-19 poderão estar disponíveis para produção já no início de 2021
O Secretário de Saúde do Espírito Santo disse na tarde dessa quinta-feira (22) em sua conta no Twitter que vacinas que estão sendo testadas contra a Covid-19 poderão estar disponíveis para produção já no início de 2021. No comunicado, o secretário ainda diz que “(…) Agora temos a possibilidade de garantir a vacinação ampla da população brasileira e não podemos ter questões político-ideológicas impedindo-nos de salvar vidas e a economia”.
Outro ponto abordado por Nésio é sobre os benefícios de uma vacina nesse momento de pandemia: “Para avançar na reabertura plena em todas as áreas: retomada da economia com equilíbrio fiscal, abertura das escolas, da relação com o mundo… precisamos ter a vacina garantida para a população o mais rápido possível”
Confira o comunicado na íntegra:
Desde o início da Pandemia afirmamos: volta a normalidade só com vacinas ou tratamento específico. Agora temos a possibilidade de garantir a vacinação ampla da população brasileira e não podemos ter questões político-ideológicas impedindo-nos de salvar vidas e a economia.
As vacinas da Pfizer, CoronaVac e a Sputnik V concluirão 2020 com término da fase III de desenvolvimento, validando segurança e eficácia delas: todas até dezembro/janeiro solicitar autorização da ANVISA e já devem ter disponibilidade produtiva para início de 2021.
Negociar neste momento com todas é a decisão mais segura e republicana, junto com a disponibilidade da Vacina da AstraZeneca/Fiocruz e as doses disponibilizadas pela adesão a iniciativa Covax Facility da OMS, podemos ter a garantia de uma imunização ampla ainda em 2021.
Para avançar na reabertura plena em todas as áreas: retomada da economia com equilíbrio fiscal, abertura das escolas, da relação com o mundo… precisamos ter a vacina garantida para a população o mais rápido possível.
Estão convencidos da necessidade da vacinação ampla da população: Ministério da Saúde, Secretários de Estado e Secretários Municipais da saúde, Governadores/Prefeitos, juízes, órgãos de controle, meios de comunicação, setor produtivo, setor de serviços… a ampla maioria do povo … o futuro do país, salvar vidas e a economia, dependem da decisão de um só homem.
O momento é de acertar como país e unir os brasileiros e brasileiras.
Nésio Fernandes, Secretário de Estado da Saúde, via Twitter