Saúde

Ministério da Agricultura decreta emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

23 maio 2023 - 09:51

Redação Em Dia ES

Share
Em Nova Venécia, noroeste do ES, um novo caso foi descoberto
Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária . Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo

O Ministério da Agricultura (MAPA) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22) o decreto de emergência zoossanitária em todo o país após os casos de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1).

De acordo com o MAPA, o estado de emergência deve vigorar pelo prazo de 180 dias. É uma medida já prevista e discutida, cujo o único motivo é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais medidas de mitigação. Para o consumidor, não há nenhuma mudança por hora.

Três novos casos da gripe aviária foram confirmados pela Secretaria da Agricultura, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES). As análises foram feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo.

Os casos foram registrados em aves silvestres (espécie trinta-réis de bando) nos municípios de Linhares (Regência), Itapemirim e Vitória. Os três animais foram a óbito de forma natural.

Durante esse final de semana, o Idaf recebeu notificações de suspeitas de aves infectadas, sendo todos os casos considerados improváveis pela análise da equipe técnica. Com isso, não foi necessária à coleta de amostras para exames laboratoriais.

O espaço específico para recebimento de aves marinhas com suspeita de gripe aviária teve o funcionamento autorizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema/ES) e está em funcionamento, em área isolada, no município de Vila Velha.

Gripe aviária em Nova Venécia
Em Nova Venécia, região noroeste do Espírito Santo, uma pessoa está em isolamento após uma ave ser diagnosticada com o vírus da Influenza aviária (H5N1). Foram identificadas 24 pessoas que foram possivelmente expostas ao vírus.

Destas, apenas uma apresenta sintomas gripais e está em isolamento. Em todo o Espírito Santo, três casos suspeitos em humanos estão sendo investigados.

1
0
Atualizado: 23/05/2023 09:51

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.