Um menino de sete anos de idade foi diagnosticado clinicamente com a varíola dos macacos e está isolado em casa com a mãe em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. A criança foi atendida em um hospital do município pela primeira vez na última quarta-feira (27). Na ocasião, a criança recebeu o diagnóstico clínico da doença, o que indica a suspeita médica de que ele esteja infectado. A confirmação, porém, depende da realização de exames laboratoriais.
Em nota, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis confirmou o atendimento da criança e que ela recebeu “diagnóstico sugestivo para varíola dos macacos”. Falou ainda que “o paciente apresentava ótimo estado geral e foi direcionado para isolamento domiciliar”.
Alerta para a doença no ES
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, fez um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1º) chamando a atenção para a baixa oferta de testes no Brasil. Ele alertou ainda que o país possui uma grande subnotificação da doença por falta de testes.
Segundo Nésio Fernandes, o número de casos da Monkeypox tem aumentado no Espírito Santo, enquanto os casos de Covid-19 estão caindo. Ele também informou que a Sesa busca realizar os testes da varíola dos macacos aqui no Estado. Atualmente as amostras são enviadas para um laboratório no Rio de Janeiro. No Espírito Santo são 13 casos notificados, 7 deles descartados e outros 4 em investigação.
“Temos uma doença associada ao comportamento de risco. A monkeypox, assim como a Covid, não escolhe. Todos aqueles que submeteram a contato direto com pessoas infectadas podem ter a doença, independente da idade, orientação sexual e atividade. A varíola é um problema de saúde pública”, alertou.