Serão disponibilizadas em torno de 6 mil doses do imunizante da Oxford Astrazeneca, produzido no Brasil pela Fiocruz
Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias) sem comorbidades, com idade acima de 18 anos e as pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, que moram em Linhares, receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19.
A vacinação ocorrerá nas 32 salas de vacinação, da sede e do interior do município, das 8 às 17 horas. Serão disponibilizadas em torno de 6 mil doses do imunizante da Oxford Astrazeneca, produzido no Brasil pela Fiocruz.
Para comprovar a condição é obrigatório apresentar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou do enfermeiro, ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente.
Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade.
Para as pessoas com comorbidades, de 50 a 59 anos, o procedimento para comprovar a doença pré-existente segue alguns critérios,. A secretaria municipal de Saúde reforça que os laudos podem ter sido emitidos no prazo máximo de três anos.
• A secretaria municipal de Saúde de Linhares informa que para obter o documento que comprove a comorbidade, os usuários do Sistema Único de Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde para a emissão do documento que comprove a doença pré-existente;
• Também tem validade o laudo assinado pelo médico assistente do paciente que será vacinado;
• A secretaria de Saúde pontua que as equipes de vacinação foram orientadas a não aceitarem laudos médicos sem especificações claras das condições e comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que o Município segue todos os critérios determinados pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “A nota aponta estratégias com objetivo de garantir transparência e fiscalização do grupo das comorbidades, como utilização do prontuário do paciente, cadastro prévio das pessoas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI) ou outros documentos”, complementa.
Saulo lembra que por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19, 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.
A secretaria municipal de Saúde de Linhares também esclarece que as equipes realizam a busca ativa de pacientes que fazem uso de, por exemplo, antidiabéticos e imunossupressores.
Unidades Abertas
Unidades de Saúde que estarão abertas nesta sexta (7/5) e sábado (8/5), no horário de 8 às 17h, para vacinação de gestantes e puérperas de 18 anos acima (sem comorbidades) e pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos, mediante apresentação de laudo.
Sede do Município:
– UBS Aviso
– UBS Araçá
– UBS Interlagos I
– UBS Interlagos II
– UBS CAIC
– UBS Shell
– UBS BNH
– UBS Lagoa do Meio
– UBS Jardim Laguna
– UBS São José
– UBS Linhares V
– UBS Nova Esperança
– UBS Planalto
– UBS Santa Cruz
– UBS Canivete
– UBS Conceição
– UBS Três Barras
– UBS Centro
– UBS Bebedouro
– UBS Residencial Rio Doce
Interior do Município:
– UBS Rio Quartel
– UBS Baixo Quartel
– UBS Perobas
– UBS Regência
– UBS Povoação
– UBS Pontal do Ipiranga
– UBS Farias
– UBS Guaxe
– UBS Bagueira
– UBS Humaitá
– UBS Japira
– UBS São Rafael