Na próxima quinta-feira (15), jovens com idades entre 11 e 17 anos poderão participar de uma seleção para obter tratamento odontológico gratuito em Linhares, no Espírito Santo. A ação acontecerá das 8h às 12h, na Faculdade Anhanguera, localizada na Avenida São Mateus, nº 1458, bairro Araçá.
O evento, chamado de megatriagem, é resultado de uma parceria entre a empresa Colgate e a ONG Turma do Bem, com apoio da Faculdade Anhanguera de Linhares. O objetivo é identificar jovens em situação de vulnerabilidade que necessitam de cuidados odontológicos e não têm condições financeiras para arcar com os custos do tratamento.
A triagem será realizada por voluntários da Turma do Bem e contará com o auxílio de estudantes de Odontologia da instituição de ensino, sob supervisão de professores. O responsável pela coordenação da ONG em Linhares, Dr. Itamar Teixeira, estará à frente do processo de avaliação.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade de Linhares, Marcela Vieira Calmon, a expectativa é de mobilizar toda a estrutura da unidade para colaborar com a iniciativa.
“Estamos muito felizes em colaborar com a comunidade de Linhares por meio desta iniciativa. Nossos alunos e professores estarão empenhados em selecionar e atender aos jovens. Acreditamos que ações como esta são fundamentais para promover o bem-estar e a qualidade de vida na nossa comunidade”, declarou.
Como funciona a seleção
Durante a megatriagem, os voluntários da ONG avaliarão a condição bucal de cada jovem participante, considerando critérios como necessidade de tratamento, renda familiar e urgência dos casos. Após a seleção, os jovens escolhidos serão encaminhados para receber acompanhamento odontológico gratuito, com cronograma e atendimento definidos pela rede de profissionais associados à ONG Turma do Bem.
A ação visa não apenas oferecer tratamento, mas também promover saúde e autoestima entre adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Turma do Bem atua nacionalmente com projetos de inclusão social através da odontologia e conta com uma ampla rede de dentistas voluntários em todo o Brasil.
Serviço
Megatriagem para Tratamento Odontológico Gratuito – Colgate e ONG Turma do Bem
Data: 15 de maio (quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Faculdade Anhanguera de Linhares – Av. São Mateus, 1458, Araçá – Linhares/ES
Público-alvo: Jovens de 11 a 17 anos