A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares registrou uma queda entre 10 e 15% no número de casos de dengue confirmados no município nas últimas três semanas.
O Assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, destaca que essa queda se dá, principalmente, pela falta de chuva e o trabalho de combate à doença que vem sendo feito pela vigilância.
“Com a diminuição das chuvas a oferta de depósito para o mosquito se reproduzir também diminuiu, associado a isso temos o trabalho dos agentes, de casa em casa, que foi intensificado, o cuidado que a população vem tomando, com o trabalho de mobilização desenvolvido, e a queda de temperatura que retarda o nascimento do mosquito”, explica Sérgio
Prevenção ainda é o melhor remédio
Lubiana ressalta, no entanto, que a queda no número de casos da doença não é motivo para diminuir os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A população deve eliminar recipientes com água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas”.
Vale ressaltar que a prefeitura, através da Vigilância Ambiental, mantém as atividades de controle do mosquito, por meio de visitas aos imóveis, inclusive aos sábados e feriados. O trabalho de prevenção junto as escolas e empresas, teatros e caminhadas para alertar a população, também continuam sendo realizados
Números da dengue
Desde o início do ano, Linhares já registrou 7.729 notificações de dengue; 4.564 casos foram confirmados, 527 seguem em investigação e 06 óbitos confirmados. O bairro Interlagos lidera o número com maior índice da doença, seguido pelos bairros Santa Cruz, Aviso e Planalto.
Salas de hidratação continuam funcionando nas 35 unidades de saúde de Linhares
Para fortalecer as ações de combate, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, mantém em funcionamento as salas de hidratação em todas as 35 unidades de saúde, dos bairros e do interior.
O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao Aedes aegypti e melhorar o atendimento da população. Os pacientes com sintomas de dengue, primeiro, passam por uma triagem. Os casos suspeitos são encaminhados para a sala de hidratação, e caso haja necessidade o paciente é encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL).