Iniciativa tem ajudado a melhorar sintomas deixados pela doença, principalmente a fadiga
Entre as principais sequelas identificadas em pacientes que se recuperaram do novo coronavírus (Covid-19), estão as motoras e pulmonares. Pensando nisso, a secretaria municipal de Saúde, por meio do Centro de Fisioterapia de Linhares (Cefil), iniciou os atendimentos gratuitos aos pacientes que passaram pela doença e apresentaram dispneia (falta de ar) e cansaço (fraqueza muscular) no período da recuperação. O Cefil fica localizado na Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto.
Os pacientes são referenciados pela Unidade Sentinela da Prefeitura de Linhares e pelo Hospital Geral de Linhares (HGL), após serem avaliados por médicos quando recebem alta da internação da Enfermaria Covid ou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do HGL. Havendo a necessidade das sessões de fisioterapia, ele recebe o encaminhamento.
Desde que começaram os atendimentos no local, mais de 30 pacientes já foram atendidos, totalizando cerca de 900 sessões, uma média de 30 sessões por paciente. O principal objetivo dos atendimentos é o de readquirir a independência funcional e qualidade de vida a quem se recuperou do novo coronavírus, através da equipe de fisioterapeutas, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo.
“A reabilitação é composta por duas etapas, sendo a primeira o recondicionamento respiratório, para melhorar as limitações respiratórias acometidas pela doença. Esse tratamento é realizado com exercícios para melhora da capacidade funcional do pulmão (inspiração e expiração) diminuindo o cansaço ao esforço e a taquipneia (aumento da frequência respiratória)”, explica o diretor do Cefil, Sebastião Souza Sodré Júnior.
Sebastião destaca que a segunda etapa é o fortalecimento muscular, pois quanto maior o tempo de internação maiores são as sequelas pós-covid-19. “O tratamento consiste na melhora das atividades laborais diárias, como por exemplo, arrumar a casa, lavar roupa e trabalhar, através de exercícios de fortalecimento e equilíbrio”. As duas etapas do tratamento são realizadas no Cefil.
Sebastião conta que a jornada demanda muito dos profissionais. “É uma etapa profissional que nos exige muito conhecimento técnico, mas, além disso, nos exige conhecimento emocional e espiritual. Afloramos sentimentos de compaixão e empatia. Porque, nesse momento, a gente não está só atuando, tratando e reabilitando, a gente precisa levar também todo apoio emocional e espiritual, pois eles ficaram muitos dias hospitalizados e isolados. Nós somos neste cenário a família deles”, afirma Sebastião, ressaltando a importância da humanização, um dos valores da secretaria municipal de Saúde de Linhares.
Fatores de recuperação
Ao chegar para a reabilitação, o paciente passa por aferição da pressão arterial, da oxigenação e da frequência cardíaca, indicadores que são acompanhados até encerrar cada sessão.
“O tempo de recuperação depende de cada paciente, mas, em média, são quatro semanas de tratamento”, conta o diretor. Ele destaca: “esse serviço é fundamental para garantir a melhor recuperação possível para os pacientes que enfrentaram a doença e ficaram com essas sequelas”.