A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, reforçou a busca ativa por crianças de até quatro anos de idade que ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a poliomielite. A atuação das equipes dos agentes de saúde acontece rotineiramente, de segunda a sexta-feira, nos bairros e no interior. Nesta quinta (20), as equipes também estarão nas localidades do Interlagos I e do Santa Cruz.
Há pouco mais de um mês, o olhar especial das equipes de agentes está voltado para identificar as crianças que ainda não foram vacinadas contra a pólio. É que, segundo a secretaria municipal de Saúde, a cobertura vacinal chegou a apenas 51% do público-alvo, o que significa que 5.388 crianças nessa faixa etária ainda não compareceram aos postos para receber o imunizante contra a paralisia infantil no município.
O secretário de saúde de Linhares, Saulo Meirelles, considera o quadro crítico e disse que é urgente aumentar o número de crianças protegidas contra a doença, que causa sequelas graves para toda a vida em quem não se vacinou.
Ele enfatizou que a cobertura vacinal das primeiras doses, em crianças de dois, quatro e seis meses de vida, também está muito baixa e alertou que isso pode trazer a reintrodução do vírus da poliomielite, que está erradicado no Brasil há 33 anos.
As 31 salas de vacinação dos bairros e do interior funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; aos sábados os pais ou responsáveis podem levar as crianças até a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, das 8 às 12 horas; e em três unidades de saúde localizadas no Planalto, Bebedouro e Interlagos (Caic), as crianças podem ser vacinadas das 17 às 20 horas.
É importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação das crianças para que seja avaliada pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada possam ser aplicadas.