Saúde

Junho Lilás: destaca a importância do teste do pezinho

08 jun 2024 - 20:20

Redação Em Dia ES

Share
Essa coleta é realizada em maternidades, hospitais e unidades básicas de saúde, sendo um procedimento rápido e praticamente indolor
O teste consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Foto: Divulgação/ Governo ES

No mês de junho, conhecido como junho Lilás, destaca a importância do teste do pezinho, exame essencial para a saúde dos recém-nascidos. O exame é realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, o teste do pezinho é um procedimento simples, mas de extrema importância, pois ele pode detectar precocemente diversas doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

O teste consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Essa coleta é realizada em maternidades, hospitais e unidades básicas de saúde, sendo um procedimento rápido e praticamente indolor. Após a coleta, o material é encaminhado para análises no laboratório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Vitória, e quando há alguma indicação das doenças que podem ser detectadas pelo teste, a instituição entra em contato com a unidade de saúde de origem da amostra coletada e com o responsável pela criança, indicando a realização de outros exames confirmatórios e orientações sobre tratamentos.

O teste do pezinho realizado no recém-nascido, é um exame de triagem neonatal realizado para identificar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, se não tratadas precocemente, podem causar sérios problemas de saúde, incluindo deficiência intelectual, atrasos no desenvolvimento e até a morte. A detecção precoce permite que intervenções médicas sejam iniciadas rapidamente, muitas vezes antes que os sintomas se manifestem, garantindo assim um desenvolvimento saudável para a criança.

Entre as doenças detectadas pelo teste do pezinho estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme, a fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita; deficiência de biotinidase; e toxoplasmose congênita, entre outras.

A Sesa reforça a advertência do Ministério da Saúde (MS) sobre a importância de os pais estarem atentos e garantirem a realização do teste do pezinho em seus filhos, pois o teste é um direito da criança e uma ferramenta fundamental para a prevenção de doenças graves.

É importante que os pais ou responsáveis procurem uma unidade de saúde logo nos primeiros dias de vida do bebê para a realização do exame. Quanto mais cedo for feito, melhor para o desenvolvimento saudável da criança.

Dados

No Espírito Santo, segundo dados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 2022 foram realizados 42.533 testes do pezinho. Em 2023, 43.741 exames foram realizados no Espírito Santo.

Em 2024, de janeiro a abril, foram realizados 12.959 testes no Estado.

Serviço

A realização do teste do pezinho é de responsabilidade da Apae Vitória que é credenciada pela Sesa e pelo Ministério da Saúde (MS), como serviço de referência em triagem neonatal do Estado.

Para ter acesso ao serviço, o recém-nascido deve ser encaminhado a um dos 460 postos de coleta (unidades básicas de saúde) distribuídos nos 78 municípios capixabas para realizar a coleta do material.

O exame também pode ser realizado em maternidades, hospitais e unidades, tornando-o amplamente acessível para todos os recém-nascidos.

Ações realizadas pela Apae-ES, em alusão ao mês de junho lilás.

Durante todo o mês de junho, a Apae Vitória, estará compartilhando informações sobre o teste do pezinho em suas redes sociais, como no Instagram da Instituição @apaevitoria

Também será realizado um simpósio em triagem neonatal, com a participação da Secretaria da Saúde (Sesa).

II Simpósio de Triagem Neonatal da Apae Vitória

Dia: 26/06
Horário: 19h
Local: Auditório do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), em Vitória (Bento Ferreira, em frente à sede da Apae Vitória)
O evento será direcionado aos profissionais de saúde, haverá apresentação de palestra e mesa redonda com o tema abordado.

Informações sobre as inscrições: 27 99724-3604

0
0

Atualizado 08 jun 2024 - 20:20

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.