O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (30) a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população acima de seis meses de idade. A medida foi comunicada por meio do Ofício Nr. 142/2024/SVSA/MS enviado aos estados.
A decisão de estender a vacinação a todos os cidadãos acima dessa faixa etária foi motivada pelo aumento dos casos de infecções respiratórias e pelo aumento do estoque de doses disponíveis.
Segundo Orlei Cardoso, subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, a ampliação da vacinação ocorre em um momento oportuno, considerando o período sazonal das doenças respiratórias.
Até o momento, cerca de 30% do total dos grupos prioritários foram alcançados pela vacinação.
A expectativa é que a vacinação em massa contribua significativamente para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante os períodos de outono e inverno.
“Durante essas estações, as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes, e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra”, afirmou o subsecretário.
Os municípios têm autorização para iniciar a vacinação da população a partir desta quarta-feira (01), conforme a disponibilidade de estoques.