No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a ação tem o objetivo de conscientizar a população no que tange a importância de diagnosticar as doenças precocemente
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais celebrado nesta quarta-feira, dia 28 de julho, o Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde da Prefeitura de Linhares (NAPS), irá promover uma ação de prevenção com o objetivo de conscientizar a população no que tange a importância de diagnosticar as doenças precocemente. O Naps é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Das 10 às 14 horas, em frente ao Mercado Municipal, no Centro, o ônibus da saúde estará estacionado e quem passar pelo local poderá realizar testes rápidos para a detecção de ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); aferir pressão arterial, além de verificar a glicemia capilar.
Na ocasião também haverá distribuição de insumos (preservativos masculino, feminino e gel lubrificante), distribuição de kits e panfletos educativos, e orientação sobre a temática com a médica hepatologista Dra. Thais Carminati Scarton.
Em 2020, Linhares registrou 21 novos casos de hepatites, sendo 10 de hepatite B e 11 de hepatite C. Até julho deste ano, foram diagnosticados mais 25 novos casos, sendo 15 casos de Hepatite B e 10 casos de Hepatite C.
“A hepatite viral é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo. Por isso, quanto mais precocemente o paciente conseguir detectar a doença, maiores serão as chances de tratamento e cura”, destacou a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.
Sintomas
São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando esses aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Prevenção
O uso de preservativos nas relações sexuais, a exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; o não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas e o não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas constituem-se nas principais medidas de controle das hepatites virais.
Exames
As unidades de saúde estão aptas a oferecer exames para a detecção e diagnóstico das IST’s, como sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção, bem como realizando o encaminhando para os serviços de referência quando necessário.
Em Linhares, a referência para os casos de hepatites virais é o Naps, que funciona no bairro Colina, no antigo Hospital Talma Drummond Pestana, de 7 às 17 horas, de segunda a sexta.