Saúde

Gripe Aviária: associação de avicultores do ES se diz surpresa com a decisão do Japão de suspender importações

30 jun 2023 - 10:30

Redação Em Dia ES

Share
Especialistas afirmam que não há risco para a população
A associação disse que recebeu com surpresa a notícia da medida tomada pelo governo japonês. Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu

A Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) chamou de precipitada a decisão do Japão de suspender temporariamente a importação de carne de frango do Espírito Santo. A associação disse que recebeu com surpresa a notícia da medida tomada pelo governo japonês e acredita que poderá ser revertida com a atuação do governo federal.

A suspensão de compra do frango capixaba pelo Japão foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrar o primeiro caso de H5N1 (gripe aviária) em aves de criação para subsistência (consumo próprio), na Serra. O caso, confirmado na terça-feira (27), se trata de um ganso e um pato, que estavam em uma propriedade que também cria marreco e galinha.

Avicultura no Estado
O Espírito Santo produz, atualmente, cerca de 12 milhões de ovos diariamente e, todos os meses, abate em torno de 11 toneladas de carne de frango. As exportações estão mais relacionadas à carne, que representaram, em 2022, 8% da produção, conforme dados da Aves.

Especialistas tranquilizam a população
Desde o surgimento da gripe aviária no Espírito Santo, produtores capixabas reforçaram as medidas de biossegurança para proteger as aves e impedir que o vírus chegue em granjas comerciais. Além disso, todo o processo de produção segue protocolos rígidos.

Todo esse rigor e cuidado são para garantir a segurança dos produtos. Outro ponto importante é que não há risco no consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio da alimentação.

O risco de infecção por gripe aviária em humanos é pequeno, mas existe. Em 20 anos, 868 pessoas foram infectadas no mundo e 53% dos pacientes morreram, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. Evitar o contato com aves que estejam cambaleando ou desorientadas, por exemplo, é importante.

De 15 de maio até agora, o Brasil já registrou 53 casos de gripe aviária no Espírito Santo e em mais seis Estados. O primeiro foco em animais domésticos foi registrado no município da Serra, na última terça-feira (27).

Leia também:

Casos de gripe aviária na Serra leva Japão a suspender importação de frango do ES

ES registra primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas

1
0
Atualizado: 30/06/2023 10:57

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.