Saúde

Espírito Santo prevê 1,9 milhão de consultas e exames especializados pelo SUS em 2025

12 dez 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Ampliação de atendimentos inclui telemedicina e reajuste no repasse para consultas especializadas
Governo do Estado lança meta para oferta de 1,9 milhão de consultas e exames especializados em 2025. Foto: pixabay

O Espírito Santo deve realizar 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados em 2025, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (12). A meta, que totaliza 1,9 milhão de atendimentos, é parte de uma estratégia da Secretaria da Saúde (Sesa) para reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à população, especialmente em regiões remotas.

A Sesa abriu um edital para credenciamento de 500 mil novas consultas especializadas, com reajuste nos valores pagos por procedimento. “Estamos ampliando o valor do repasse para que mais profissionais e clínicas possam, se desejar, fazer o seu credenciamento. São vários tipos de especialidades contempladas. Isso é importante para que a gente possa reduzir a fila de consultas”, explicou o governador Renato Casagrande.

Estratégias para ampliação
Para atingir a meta, o valor pago por consulta especializada foi reajustado pela Portaria nº 166-R, publicada em novembro. A medida busca atrair mais prestadores e fortalecer a rede filantrópica e os credenciamentos regionais, que devem adicionar 514 mil consultas ao total anual.

Além disso, a telemedicina foi destacada como alternativa para atender demandas de regiões remotas e pacientes com dificuldade de locomoção. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, a modalidade já tem mostrado resultados expressivos. “Um exemplo é que somente o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) ofertou, este ano, mais de 4 mil consultas em neuropediatria nessa modalidade”, apontou.

Duarte ressaltou que o esforço visa atender ao Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que a espera por consultas e exames no SUS não ultrapasse 100 dias. “Estamos num esforço intenso para enfrentar os desafios impostos pela sobrecarga do sistema de saúde após a pandemia da Covid-19. Queremos reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento”, destacou.

Descentralização dos serviços
Outro ponto central das ações é o fortalecimento das Regiões de Saúde, para descentralizar os serviços especializados e garantir maior eficiência no atendimento. “As superintendências regionais da Sesa estão mobilizadas para assegurar que as populações vulneráveis e de áreas remotas tenham acesso ao cuidado especializado de forma eficiente”, completou Duarte.

Cenário atual
Até o início de dezembro, a Sesa ofertou 739.233 consultas especializadas e 611.215 exames no estado, totalizando 1.350.448 atendimentos em 2023. Atualmente, 403.205 pessoas aguardam por atendimento, sendo 299.158 por consultas especializadas e 104.047 por exames.

As especialidades mais demandadas incluem ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia e cirurgia plástica reparadora. Nos exames, os mais procurados são radiologia com contraste, ultrassonografia e ressonância magnética.

“São 511 itens ofertados nesses serviços. Em 304 relacionados a exames, temos conseguido atender dentro do prazo de 100 dias de espera e pretendemos avançar para melhorar o tempo de espera das consultas”, afirmou o secretário.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.