Ainda não foi verificado um impacto significativo na solicitação de leitos de enfermaria e UTI da rede pública
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, confirmou a expansão da 5ª onda da Covid-19 no Espírito Santo. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6).
“O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos em que, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias Covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana”, afirmou o secretário.
Nésio Fernandes reforçou a orientação da Secretaria de Estado da Saúde para que as pessoas utilizem a máscara dentro de ambientes fechados, e também nos ônibus.
“Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados, principalmente em transportes coletivos. Orientamos a todos: não subestimem sintomas leves. Não tornaremos obrigatório o uso de máscaras agora. Seguiremos recomendando. Entendemos que as condições que enfrentamos no momento são diferentes e, neste momento, não exige restrições”, disse.
O secretário prosseguiu: “os indicadores de vacinação representam conquistas. Especialmente na população idosa. O Espírito Santo já alcançou 90% da cobertura de 3 doses em um grupo específico. No entanto, a chegada das variantes impõe a atualização da estratégia de vacinação com toda a sociedade. O ritmo da vacinação não alcançou velocidade suficiente para que novas ondas não pressionassem o serviço de saúde”.