Saúde

Espírito Santo é o estado com maior número de casos de gripe aviária do país

12 jun 2023 - 13:43

Redação Em Dia ES

Share
Segundo o Ministério da Agricultura, são 30 focos em aves silvestres que já foram confirmados nos estados do ES, RJ, RS, SP e BA
Espírito Santo é o estado com maior número de casos de gripe aviária do país. Foto: Reuters/ Mariana Nedelcu

O Espírito Santo é o estado com o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados. Na última semana, o governo do Estado proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, localizada nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Ao todo, está proibido o acesso a oito ilhas. Segundo o Ministério da Agricultura (MAPA) são 30 focos em aves silvestres que já foram confirmados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. A maioria é em aves das espécies Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando) e Thalasseus maximus (trinta-réis-real).

Recurso para enfrentamento à gripe aviária
O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Mapa para ações de enfrentamento à gripe aviária. Com o estado de emergência zoossanitária, em todo o país, as ações de controle e contenção serão intensificadas para evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

A orientação do Mapa é que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas, e acione o serviço veterinário mais próximo. Ainda segundo o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

0
0
Atualizado: 12/06/2023 14:27

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.