Um Plano de Contingência Estadual para enfrentamento da nova varíola (Monkeypox) está em fase final de produção no Espírito Santo. A informação é da Secretaria de Saúde (Sesa).
A Sesa informou que tem realizado capacitações junto aos profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) para as equipes das vigilâncias epidemiológicas e da atenção primária, estadual e municipais, e também de laboratórios públicos sobre fluxos a serem seguidos para a coleta dos exames.
Sobre os testes, a Secretaria da Saúde respondeu que tem acompanhado as definições nacionais e aguarda as confirmações por parte do Ministério da Saúde para iniciar a testagem da Monkeypox.
Concomitante a este cenário, foi inciado o processo de compra de materiais para o diagnóstico no Estado. Havendo a disponibilidade de testes, a Sesa disse que dará início ao processo, uma vez que o Lacen/ES é capacitado para a detecção do vírus da Monkeypox.
Até o momento, o Espírito Santo tem cinco casos confirmados de nova varíola. Todos são pacientes homens, com idades entre 30 e 49 anos.