O governo do Estado já abriu processo de compra de novos lotes do medicamento para garantir o tratamento de quem necessitar
O governo do Espírito Santo divulgou, nesta segunda-feira (6), que já disponibilizou medicamentos aprovados para tratamento da covid-19 na rede pública de saúde estadual. O baricitinibe está sendo usado para pacientes internados no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), no Hospital São José do Calçado (HSJC) e Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus.
“Incorporamos baricitinibe, medicamento usado no tratamento de pacientes hospitalizados com a covid-19, na rede pública do estado. O medicamento é um comprimido por dia durante 14 dias em pacientes que fazem uso de ventilação não invasiva internados nos hospitais públicos do estado. Caso o medicamento seja necessário em outra unidade hospitalar, a unidade vai solicitar o medicamento, que será encaminhado à mesa”, disse o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva nesta segunda-feira (6).
Ainda segundo o secretário, o governo do Estado já abriu processo de compra de novos lotes do medicamento para garantir o tratamento de quem necessitar. O Ministério da Saúde não vai enviar novos lotes para os estados. Passou a ser responsabilidade do Estado a compra do baricitinibe.
O baricitinibe, comprimido utilizado no tratamento da artrite reumatoide, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2021 para o tratamento de pacientes com covid-19. Em um estudo recém-publicado, ele reduziu a mortalidade de indivíduos com quadros graves da doença provocada pelo coronavírus.