Governador Renato Casagrande disse que o estado tem condições de receber pacientes a partir desta madrugada
O Espírito Santo vai disponibilizar 30 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes do Amazonas com Covid-19.
A informação foi divulgada pelo governador, Renato Casagrande (PSB), nesta quinta-feira (14) por meio de uma rede social.
“Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, escreveu.
O ES está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) January 14, 2021
Situação no Amazonas
O estado do Amazonas vive uma grave crise em seu sistema de saúde, em virtude da alta ocupação dos leitos para tratamento dos pacientes infectados com a covid-19. Por causa disso, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta quinta-feira (14) algumas ações para tentar amenizar a situação.
Uma dessas medidas é a suspensão do transporte coletivo de passageiros em rodovias e rios. Também foi determinado toque de recolher nas ruas, em todo o estado, no período entre as 19h e 6h. Além disso, o governo amazonense incluiu o plano de abastecimento de oxigênio para as unidades hospitalares e a remoção de pacientes para hospitais de outros estados.
O Amazonas iniciou a transferência de pacientes para unidades hospitalares de cinco estados. Para isso, além do translado desses pacientes, o governo estadual montou um grupo de apoio psicossocial para pacientes e familiares.
As ações são resultado de uma reunião com representantes do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento Covid-19, composto pelos governos estadual, federal e municipal, após piora do quadro epidemiológico da covid-19 no Amazonas. Segundo Wilson Lima, a ampliação das medidas de restrição visa a proteção da vida das pessoas.