Quem estiver presente vai ainda acompanhar a soltura de balões pelos alunos da Pestalozzi
Nesta terça, dia 31, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, em Linhares será realizada ação educativa, alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco. A programação começa com uma caminhada cuja saída será da Escola Pestalozzi, no bairro Colina, às 8 e meia da manhã.
A equipe do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), da Secretaria de Saúde de Linhares e os alunos da Pestalozzi percorrerão algumas ruas do bairro Colina e finalizarão o trajeto na praça Armando Barbosa Quitiba, no mesmo bairro. Lá, diversos serviços de saúde estarão disponíveis.
Dentre os ações, será possível realizar testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), aferir a Pressão Arterial e glicemia capilar, e receber panfletos e orientações sobre como parar de fumar. Quem estiver presente vai ainda acompanhar a soltura de balões pelos alunos da Pestalozzi e assistir à apresentação cultural do Grupo de Capoeira da Pestalozzi da banda Cantarolar.
Programa gratuito
Quem quer parar de fumar conta com um programa oferecido de graça pela Prefeitura de Linhares. É o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O objetivo do programa é alertar à população em geral e especialmente o jovem sobre os malefícios do uso do tabaco; prevenir a iniciação do consumo do fumo e seus derivados entre crianças e adolescentes; estimular o abandono do fumo e reduzir a morbimortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza, em média, 150 atendimentos mensais em Linhares. Nos atendimentos por grupos, são promovidas 06 sessões em cada um deles. Os participantes normalmente são acompanhados por 06 meses, com um índice de cura em torno de 60%. Para participar do grupo é preciso se cadastrar no programa e aguardar a formação de novos grupos. Além do encaminhamento feito pelas unidades de saúde, os tabagistas que desejam abandonar o vício de fumar podem procurar diretamente o Naps, no Bairro Colina.
Doenças desencadeadas
O tabagismo pode desencadear diferentes tipos de câncer que são evitados quando o indivíduo não consome tabaco, entre eles: leucemia mieloide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer de fígado, câncer do colo do útero, câncer de esôfago, câncer de rim e ureter, câncer de laringe e faringe, câncer na boca, câncer de estômago, câncer de cólon e reto, câncer de traqueia, brônquios e pulmão. Além de estar associado a doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de enfermidades como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata e enfisema.
Histórico
É comemorado no dia 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos de doenças e mortes relacionados ao consumo do tabaco. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, cerca de 12% dos adultos brasileiros com mais de 18 anos se declararam fumantes. No mundo todo, em 2020, eram cerca de 1,3 bilhão de pessoas. Em comparação com dois anos atrás, os números estão em queda: 20 milhões a menos.