No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) e suas coirmãs reforçam a importância da inclusão e do acesso a serviços especializados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nos últimos anos, avanços significativos foram conquistados, mas os desafios ainda persistem e neste cenário, as Apaes capixabas desempenham papel fundamental no atendimento especializado e suporte multidisciplinar para promover o desenvolvimento e a autonomia das pessoas com TEA.
De acordo com um levantamento recente da Feapaes-ES, as Apaes do estado atendem aproximadamente 3.800 autistas, por meio de um trabalho abrangente que inclui assistência em saúde, apoio à educação inclusiva e capacitação profissional. A Apae de Colatina, por exemplo, mantém um Centro de Tratamento de Autistas (CTA) com serviços em saúde e educação.
“A instituição realiza cerca de 2.000 atendimentos clínicos com psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que desenvolvem atividades como equoterapias (método terapêutico que usa cavalos), hidroterapia, reabilitação cognitiva, neuromodelação e estratégias ABA. Já no setor educacional, cerca de 320 alunos frequenta o CTA diariamente. Esses atendimentos são um ideal que buscamos para todas as unidades do estado e estamos lutando por isso”, destaca o diretor da Apae Colatina Arthur Emílio Cossete de Medeiros.
Uma conquista recente e motivo de comemoração no Espírito Santo é o Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA) implementado nas Apaes capixabas. Esse serviço é fruto do empenho da Feapaes-ES e entidades parceiras.
“A Feapaes-ES reafirma seu compromisso de lutar por políticas públicas eficazes. Fomos protagonistas na articulação da lei para implantação do SERDIA e na estruturação desse serviço nas Apaes. Um trabalho coletivo, desenvolvido ao longo de anos e que gerou um impacto histórico para o movimento apaeano capixaba, beneficiando milhares de pessoas. Hoje, já estamos presentes em mais de 30 cidades e seguimos em busca de avanços”, finaliza Gaburo.
Neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Feapaes-ES convida toda a sociedade a se engajar nessa causa, promovendo um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
Sobre o SERDIA
Intitulada Política Estadual de Cofinanciamento dos Serviços Especializados em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA), a iniciativa se constitui como uma estratégia para ampliar a assistência no SUS, regionalizar o atendimento, promover o acesso, humanizar os serviços e melhorar os recursos e as estruturas da Rede de Atenção e de Vigilância em Saúde (RAVS).
Instituída pela Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022, após um intenso trabalho que envolveu diversas entidades que atendem pessoas com deficiência, incluindo a Federação das Apaes, a política organiza o serviço em três modalidades, conforme o número de habitantes atendidos. Para cada tipo, existe um valor de repasse, sendo 60% custeado pelo Estado e 40% pelo município.
Onde está o SERDIA nas Apaes capixabas:
Região Sul
- Apae Muqui
- Apae Iúna
- Apae Muniz Freire
- Apae Guaçuí
- Apae Alegre
Região Central
- Apae São Gabriel da Palha
- Apae Baixo Guandu
- Apae Governador Lindenberg
- Apae Rio Bananal
Região Norte
- Apae Barra de São Francisco
- Apae Montanha
Região Metropolitana
- Apae Santa Maria de Jetibá
- Apae Afonso Claudio
- Apae Domingos Martins
- Apae Venda Nova do Imigrante
- Apae Conceição do Castelo
- Apae Brejetuba