Saúde

Dia da Saúde e Nutrição: ultraprocessados representam a maior parte da alimentação dos brasileiros

31 mar 2024 - 10:00

Redação Em Dia ES

Share
Na análise geral sobre o volume de itens alimentares adquiridos, os mais comprados são pães (19%), biscoitos (17%), refrigerantes (14%), leite (11,7%), chocolate (10,9%) e snacks e salgadinhos (10,5%)
Estudo da VR destaca ainda que o consumo de carne bovina compromete 10% do valor gasto por compra. Foto: shaunl/Getty Images Signature

O Dia da Saúde e Nutrição, comemorado neste domingo de páscoa, 31 de março, fez com que a VR realizasse um levantamento sobre os hábitos de consumo dos trabalhadores brasileiros, e descobriu que os ultraprocessados estão entre os alimentos mais comprados (22%), seguido por frutas, legumes e verduras (19%), leites e iogurtes (13%) e grãos (9%). Refrigerantes e bebidas prontas estão em quinto lugar, empatados com as proteínas.

Segundo o levantamento, a carne bovina representa, em média, 10% do total pago por compra de valor aproximado de R$ 126, com 16 itens variados. Na sequência estão o frango, com 6,8% do gasto, e os ovos, com 2,8%.

Entre os hortifrutis, a banana representa um percentual de 8,6% do pagamento, seguida pela cebola (7,1%) e a batata (6,5%). Na análise geral sobre o volume de itens alimentares adquiridos, os mais comprados são pães (19%), biscoitos (17%), refrigerantes (14%), leite (11,7%), chocolate (10,9%) e snacks e salgadinhos (10,5%).

O levantamento foi feito a partir do cadastramento de notas fiscais no SuperAPP e está integrado ao programa de cashback da VR – que retorna uma porcentagem do valor gasto diretamente para carteira do cliente no aplicativo.

A coleta de dados feita pelo sistema é totalmente anonimizada e preserva a privacidade dos consumidores.

Segundo Cássio Carvalho, diretor-executivo da VR Shopping unidade de negócios de marketplaces e ofertas da VR, a inteligência artificial embarcada no SuperApp faz a análise macro sobre perfil de compra dos consumidores.

“Temos o compromisso de impactar positiva e socialmente a vida do trabalhador e, nesse contexto, criamos programas que contribuem para aumentar seu poder de compra, como cashback, uma das soluções da VR Shopping. Por meio desses programas, damos suporte com conteúdos informativos para que o trabalhador possa fazer escolhas mais saudáveis”, finaliza o diretor-executivo.

0
0

Atualizado 08 abr 2024 - 18:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.