Uma parceria inovadora entre a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul, e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) vai dar mais celeridade às demandas por ressonância magnética em ortopédica do Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes do sul do Estado.
A estratégia, chamada de “Corujão da Ressonância Ortopédica”, teve início no último dia 03, e visa a realização de atendimentos no período da madrugada, das 23h às 6h da manhã do outro dia, ampliando a oferta além do horário convencional.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, salientou que o novo formato de oferta de atendimento visa ampliar o acesso do cidadão.
“O Estado vem desenvolvendo importantes estratégias inovadoras e inéditas, a fim de dar maior celeridade ao atendimento às demandas por consultas e exames no SUS. E essa parceria vai ao encontro do que buscamos, uma ação que leva mais agilidade e cuidado para quem mais precisa”, explicou Hoffmann.
Os exames serão realizados no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que implantou recentemente um pacote de inteligência artificial capaz de reduzir em até 30% o tempo de realização dos procedimentos. Com isso, será possível atender, em média, 30 pessoas por madrugada. A ampliação do horário não gera custos adicionais ao Estado, já que está contemplada na contratualização vigente com o prestador do serviço.
Para a superintendente de Saúde da Região Sul, Samila Coelho Figueira, a ação surge como resposta à demanda e representa o funcionamento ininterrupto do serviço, promovendo maior agilidade nos diagnósticos e melhor aproveitamento da estrutura contratada.
“Só é possível desenvolver esse tipo de inovação com o empenho de todos e que o Hospital Evangélico tem sido um importante equipamento de serviço à população, buscando soluções em conjunto para que o cidadão seja o maior beneficiado”, disse.