Pacientes com quadros mais graves têm mais chances de manifestar sintomas oftalmológicos do que pacientes com quadros leves ou moderados
Um estudo publicado na revista científica Jama Ophtamology, produzido na China, mostrou que o novo coronavírus pode estar presente na lagrima de pacientes infectados pela covid-19. As pesquisas analisaram 38 pacientes internados em um hospital na província de Hubei.
Em 73% dos pacientes foi encontrado o vírus nas amostras nasofaríngeas e, em 5,2% o mesmo vírus na conjuntiva (membrana mucosa que forra o globo do olho e o une as pálpebras), quanto nas amostras nasofaríngeas.
Porém, não existe evidências científicas que justifiquem o por que alguns pacientes apresentaram o vírus na lágrima e outros, não. Ainda de acordo como estudo, a quantidade de vírus, encontrada na lágrima dos pacientes foi baixa, mas o suficiente para ser uma via de transmissão.
Outra ponto importante do estudo foi a de que 12 dos 38 pacientes tiveram sintomas oftalmológicos, entre eles a conjuntivite. Deles, seis apresentavam quadro crítico, quatro apresentavam quadro moderado e dois apresentavam quadro severo.
A pesquisa ainda afirma que pacientes com quadros mais graves do coronavírus têm mais chances de manifestar sintomas oftalmológicos do que pacientes com quadros leves ou moderados. A explicação para o fato, ainda não foi esclarecida.