A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (7), o primeiro caso da subvariante da ômicron BQ.1 no Espírito Santo.
A informação foi repassada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. Segundo ele, a variante do vírus que causa a Covid-19 provoca sintomas leves e não tem referência para casos graves.
Essa é a mesma cepa que circula na Europa e fez aumentar o número de infecções na Alemanha e França.
Os sintomas continuam sendo, para a maioria dos pacientes, dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.
Reblin disse ainda que nas últimas duas semanas o Estado registrou um pequeno aumento no número de casos de Covid e que pode ter influência da subvariante da ômicron.
Em video divulgado pelo Governo, o subsecretário orienta aqueles que ainda não estão com o cartão de vacinação em dia que procurem o serviço de saúde para regularizá-lo.
“Se achar que tem algum sintoma ou se expôs ao risco faça o teste. E se for se sentir mais seguro quando estiver em ambientes com mais pessoas use sua máscara. Assim você estará protegendo a sua saúde e de seus familiares”, disse.